Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fará dossiê de serviços no interior

O Conselho Regional de Medicina (Cremepe) pretende percorrer 60 cidades do interior e Grande Recife, a partir de março, para fiscalizar serviços médicos e traçar um diagnóstico da saúde pública, da prestação de serviços a investimentos. A caravana foi anunciada ontem pelo presidente da entidade, Ricardo Paiva.

“Vamos observar as condições de saúde da população, ouvir os profissionais e a sociedade”, explica Ricardo Paiva. Segundo ele, o trabalho deve demorar dois a três meses. Além de fiscalizar e ouvir sugestões, o Cremepe vai divulgar seus serviços e o programa de humanização da saúde, direitos médicos e pacientes.
    
Paiva argumenta que o trabalho visa também corrigir uma dívida com o interior do Estado. “Setenta por cento dos 10 mil médicos registrados no Cremepe estão atuando no Grande Recife e por isso voltamos maior atenção à área metropolitana. Com essa caravana, vamos ter uma maior visão sobre as outras regiões”.
    
Na passagem pelas 60 cidades (um terço dos municípios pernambucanos), o Conselho Regional de Medicina vai levantar se os investimentos municipais em saúde estão correspondendo aos 15% do orçamento, exigidos pela Constituição Federal. Vai observar taxa de mortalidade infantil e materna, índice de violência, taxa de desemprego e número de crianças fora da escola, que são indicadores sociais e da qualidade de vida.
    
Sobre a assistência médica propriamente, deve verificar se há políticas de saúde mental e do idoso implantadas, assistência básica e outros serviços. Nas visitas, representantes do Cremepe devem conversar com prefeito, promotor público, médicos e conselheiros municipais de saúde. Vão reunir sugestões que serão apresentadas depois ao Governo.
    
As 60 cidades foram selecionadas por critérios como presença de representação local do Cremepe e dificuldades previamente conhecidas, como déficit de médicos e envio constante de pacientes ao Recife.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações do Jornal do Commercio.
JORNALISTA: VERÔNICA ALMEIDA