Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe viaja em Caravana no próximo dia 28

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco vai dar início, no dia 28 de março, a um projeto inédito. Trata-se da Caravana Cremepe, na qual representantes da instituição, em parceria com o Ministério Público, visitarão um terço dos municípios do Estado. Diversos fatores sociais serão observados e fiscalizados, especialmente a área da saúde.
    
Cerca de 60 municípios foram escolhidos, entre eles, Petrolina, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru e toda a Região Metropolitana do Recife. Mas antes de colocar o pé na estrada, a equipe do Cremepe está se mobilizando para organizar a execução do projeto. Todos os setores da instituição ficaram responsáveis por tarefas específicas, que compreendiam pesquisas, escolhas logísticas, divulgação e confecção de material educativo.
    
Os participantes da Caravana vão trocar informações com a população dos municípios visitados. Entre os pontos a serem questionados estão: o abastecimento de água e de energia, a educação, as atividades comerciais, os serviços de saúde dos hospitais e a eficiência dos Programas de Saúde da Família (PSF). O diagnóstico de cada lugar será produzido a partir de queixas, de elogios, e, principalmente, da observação feita pela Caravana.
     
O grupo também vai reforçar, no interior de Pernambuco, a divulgação de três cartilhas produzidas com a participação do Cremepe. Uma delas aborda o Programa de Humanização da Saúde – que objetiva o maior envolvimento dos profissionais de saúde com os pacientes. Uma outra expõe os direitos dos pacientes, e a terceira tem a intenção de prevenir os erros médicos.
    
Depois de visitar cada município, a equipe se reunirá para juntar as informações colhidas, produzindo, assim, um balanço geral. Os resultados da Caravana Cremepe serão debatidos com o Governo do Estado, Prefeituras, Ministério Público e o Poder Judiciário, sobre as dificuldades e pontos positivos das localidades. Em seguida, as discussões serão ampliadas à sociedade.
    
Com duração de 4 meses, o projeto foi dividido em 3 etapas. O roteiro começa pelos municípios do Sertão e segue em direção aos da Região Metropolitana do Recife. Também está programada uma visita à ilha de Fernando de Noronha. Os dez primeiros municípios da lista são: Petrolina, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Belém do São Francisco, Floresta, Serra Talhada, Triunfo e Afogados da Ingazeira.
    
A pedido do Ministério Público, os municípios de Manari e Águas Belas entraram no roteiro. A escolha se justifica: são duas das 11 localidades em Pernambuco que estão abaixo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O trabalho a ser desenvolvido pela Caravana é grande, mas não assusta seus participantes. Muito pelo contrário, é um desafio que tem recompensa: melhorar a qualidade de vida de inúmeros cidadãos pernambucanos.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.