Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Imip: 45 anos serão comemorados com atividades ao longo de 2005

Este ano, ao completar 45 anos de fundação, em junho, o IMIP presta homenagem especial ao seu fundador, falecido em 2003. A partir deste ano, o Hospital ganha uma nova denominação, passando a ser chamado de Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira. Para celebrar a data, vai promover ao longo de todo o ano eventos e ações comemorativas como a realização de congressos, seminários, Prêmio IMIP, publicação de artigos, inaugurações, ampliações e reformas no complexo hospitalar e os lançamentos da nova home-page do IMIP, do Selo da Empresa de Correios e Telégrafos e do Cartão Telefônico da Telemar com Selo dos 45 anos do IMIP; além de uma extração especial da Loteria Federal.
     
Ao longo desses anos, o IMIP se orgulha de nunca ter se desviado de sua orientação original que é atuar em prol das camadas mais necessitadas da sociedade. Essas realizações resultam dos esforços em dar continuidade a um trabalho com 45 anos de história, voltado à saúde da mulher e da criança carente da nossa região. E é com o sentimento de solidariedade de todos os que abraçaram a causa do IMIP que essas realizações poderão se multiplicar ainda mais.
    
O Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas mais importantes e completas do País, sendo centro de referência em diversas especialidades médicas. É credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referência para Programas de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança, além de ser Centro Colaborador para o Desenvolvimento da Gestão e Assistência Hospitalar. São 540 leitos ativos e 110 consultórios. Meio milhão de pacientes são atendidos anualmente pelos serviços de Pediatria Clínica e Cirúrgica, Clínica Neonatológica e Clínica Obstétrica e Ginecológica do hospital.
    
O IMIP é referência nacional e internacional no requisito humanização. Em reconhecimento do seu trabalho de humanização, recebeu do Ministério da Saúde, no ano passado, o Prêmio Nacional Professor Fernando Figueira, nas categorias UTI e Assistência Pediátrica. A Unidade de Pediatria dispõe da Cadeira da Mamãe, desenvolvida para oferecer mais conforto à mãe acompanhante. A presença dos pais e familiares é contínua na UTI de Neonatalogia e UTI Pediátrica. Crianças com permanência e mais de uma semana no hospital têm reforço escolar, além de serem beneficiadas com a Biblioteca Viva – mediação de leitura para pacientes internados.
     
Para desenvolver suas atividades de ensino e pesquisa científica, o IMIP conta com o intercâmbio e a parceria técnica de organizações nacionais e internacionais. É o único a oferecer mestrado na área materno-infantil na região nordeste. Desenvolve também atividades de graduação em medicina, enfermagem, nutrição e dietética, odontologia, psicologia, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, bioquímica e farmácia.
     
Na área de Ensino, oferece pós-graduação em residência médica em pediatria, terapia intensivista, imaginologia, tocoginecologia, cirurgia pediátrica, anestesiologia, neonatologia, reprodução humana, saúde da família, residência de enfermagem em obstetrícia, ginecologia e pediatria, assim como residência em nutrição e dietética. Cerca de 20 mil profissionais tiveram estágios na casa, que anualmente recebe uma média de 800 estudantes de graduação e 100 médicos residentes. Em agosto do ano passado, recebeu a certificação de Hospital de Ensino pelos ministérios da Saúde e da Educação.
    
Criada em 1987, a Diretoria de Pesquisa tem como objetivo coordenar, orientar e dar apoio material e financeiro para o desenvolvimento das atividades institucionais, sociais e humanas. Este segmento de atividade do IMIP conta também com o apoio de organizações internacionais ¾ OPAS, UNICEF, OMS ¾ e de centros de pesquisa e ensino do mundo. A Diretoria de Pesquisa do IMIP colabora com a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos, proporciona suporte técnico e científico a universidades e outras instituições do Nordeste e busca, diariamente, identificar processos inovadores na prevenção e tratamento de doenças.
    
Integram a Diretoria, o Comitê de Ética em Pesquisa e cinco grupos de pesquisa, devidamente cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). São eles: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Nutrição, Avaliação de Serviços de Saúde e Estudos da Violência.
    
“Conscientemente ou não, o homem somente se realiza plenamente, quando se esquece de sua individualidade, se eleva e se projeta como parte integrante do imenso corpo social ao qual pertence”. (Professor Fernando Figueira – fundador do IMIP)
    
REVISTA – A quarta edição da revista Movimento Médico, editada pelo Cremepe, traz como matéria de capa os 45 anos do Imip. A matéria vai mostrar todos os projetos desenvolvidos pelo Instituto e os seus benefícios para as mães e crianças que são atendidas pela unidade.
    
Veja como ajudar o IMIP:
    
Para ajudar no tratamento de crianças com câncer (doações da capital) e com outras patologias (doações do interior), ligue para 2122.4709 ou 2122.4715. Depositando doações na conta corrente: Banco Real, Ag. 0757, conta 4731474-3. Fazendo doações por telemarketing (o Imip entra em contato com você). Comprando os produtos da grife IMIP, que estão à venda na Fundação Alice Figueira ou na Lojinha da FAF, no Shopping Guararapes . Colocando um cofrinho do IMIP em estabelecimentos comerciais (Informações pelo 2122.4709). Tornando-se um voluntário da Fundação (Informações pelo 2122.4131) . Divulgando o nome e o trabalho da Fundação . Participando dos bazares da Fundação doando ou comprando objetos. Adotando o Selo Empresa Solidária, informações no número 2122.4174 . Participando da Campanha de Cartões de Natal do Imip Serviço Instituto Materno Infantil de Pernambuco – IMIP Rua dos Coelhos, 300 – Boa Vista – Recife-PE – Brasil – CEP 50070-550 Tel. (81) 2122.4100 Fax: (81) 2122.4703 E-mail: imip@imip.org.br Caixa Postal 1393
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da Assessoria de Imprensa do Imip.