Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Fórum discute diretrizes clínicas em Brasília

A Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério da Saúde promovem, nesta quinta-feira, dia 28 de abril de 2005, o fórum “Diretrizes Clínicas e o Sistema de Saúde no Brasil”. O objetivo é debater a implementação de diretrizes médicas nos cuidados aos pacientes.
     
Com a participação de representantes da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde – OMS), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o fórum traz à tona a discussão sobre as diretrizes clínicas, sobretudo no aspecto de implementação do Projeto Diretrizes. Esse conjunto de recomendações desenvolvidas com base em estudos científicos, destina-se a apoiar o médico na tomada de decisões clínicas. Baseadas nas melhores evidências científicas, as diretrizes democratizam e sistematizam o conhecimento das novas descobertas da Medicina, evitam a atualização por meios inadequados e, na ponta do sistema, fortalecem a relação médico/paciente.
    
A primeira mesa redonda, Diretrizes e Prática Clínica, coordenada pelo Dr. Reynaldo Guimarães, do departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, discorrerá sobre o processo de elaboração de diretrizes. Presente à discussão, o Dr. Eleuses Vieira de Paiva, presidente da AMB, falará sobre a autonomia médica. O tema é especialmente importante, visto que a responsabilidade do profissional de Medicina não se extingue a partir do momento em que este segue a orientação de uma diretriz. Sempre caberá ao médico utilizar as diretrizes para cada caso, fazendo os ajustes necessários de acordo com a situação clínica e a vontade de seu paciente.
    
Outro ponto de destaque no fórum é a palestra do Dr. Julio Manuel Suarez, da OPAS, sobre a experiência internacional na utilização das Diretrizes Clínicas.
    
A segunda mesa redonda do programa, Diretrizes e a Gestão do Sistema, coordenada pelo Dr. Aldemir Humberto Soares, 1º Secretário da AMB, terá as presenças do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Jorge Solla, do Dr. Fausto Santos, presidente da ANS, e do Dr. Cláudio Maierovitch, presidente da ANVISA.
    
O fórum se encerra com o lançamento do 3º volume do Projeto Diretrizes, com recomendações para a prevenção, diagnóstico e tratamento de 40 situações clínicas distintas. O Projeto Diretrizes segue metodologia inédita em todo o mundo, envolvendo, em sua elaboração, as Sociedades médicas através de seus mais renomados especialistas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.
     
PROJETO DIRETRIZES
    
O 3º volume do Projeto Diretrizes da AMB e CFM acrescenta 40 novas diretrizes às 80 já lançadas desde o ano de 2000. Este conjunto de diretrizes permite que os médicos, tanto da rede pública quanto da privada, possam, a partir de então, utilizar-se de procedimentos e diagnósticos cientificamente eficazes.
    
O projeto é realizado de forma absolutamente isenta, sem qualquer patrocínio ou participação de laboratórios ou da indústria de equipamentos. As diretrizes já lançadas são atualizadas constantemente e estão disponíveis nos portais da AMB (www.projetodiretrizes.org.br) e do CFM (www.portalmedico.org.br).
    
O Projeto Diretrizes é coordenado pelos doutores Fabio Biscegli Jatene, diretor científico da AMB, Raul Cutait e por uma equipe de consultores formada pelos doutores Wanderley Marques Bernardo, Moacyr Roberto Cuce Nobre e José Eluf Neto.
    
A seguir exemplos de algumas das novas diretrizes.
    
ANDROPAUSA
    
Entre as novas diretrizes está a do hipogonadismo masculino tardio ou andropausa, elaborada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Os profissionais avaliaram diversos estudos clínicos e analisaram cientificamente os sintomas relacionados à deficiência hormonal no envelhecimento masculino.
    
De acordo com a Dra. Anna Maria Martits, membro do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia (DEFA) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e autora da diretriz juntamente com a Dra. Elaine Maria Frade Costa, sinais como diminuição geral do bem-estar e virilidade, aterosclerose, diminuição da massa e força muscular, aumento de gordura abdominal, depressão, insônia, entre outros, têm sido considerados fisiológicos no envelhecimento masculino. “Há evidência de que algumas dessas mudanças são relacionadas ao declínio da atividade hormonal. Vários efeitos deste envelhecimento normal podem ser revertidos com sucesso com terapia de reposição de testosterona”.
    
A meta da reposição hormonal de testosterona no envelhecimento masculino é melhorar a sensação de bem-estar, diminuir a morbidade e mortalidade e reduzir a diferença de 6 a 8 anos que há na expectativa de vida do homem, com relação à mulher, mesmo em países que têm boa assistência médica. “O intuito da Diretriz é recomendar condutas baseadas em evidências científicas para o diagnóstico e tratamento do Hipogonadismo Masculino Tardio ou Andropausa, além de informar sobre os benefícios a longo prazo e riscos da terapia de testosterona no envelhecimento masculino”.
    
A idéia, enfim, é informar aos especialistas sobre as condutas mais indicadas baseadas em evidências científicas tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento, muito importante nos dias de hoje, quando as estratégias de reposição hormonal deixam de focar apenas o tratamento de mulheres na menopausa, e vêm ganhando o interesse de pesquisadores e clínicos.
    
USO DE CINTO DE SEGURANÇA POR GESTANTES
    
Outra diretriz a ser apresentada foi elaborada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e avalia as conseqüências do envolvimento de gestantes em acidentes de carro. Ela define uma orientação para o uso adequado do cinto de segurança durante a gravidez, com vistas à conseqüente redução de mortes e ferimentos provocados por acidentes de trânsito.
    
Embora muitas mulheres grávidas pensem que usar o cinto de segurança é perigoso e pode ser prejudicial ao feto, ele é recomendado durante a gestação. De acordo com o Dr. Flavio Adura, coordenador do projeto e diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a importância do uso correto deste dispositivo de segurança deve ser amplamente divulgada para e pelos profissionais de saúde que lidam diretamente com as gestantes.
    
“Ao se envolver em um acidente sério, tanto na direção do veículo como ao ser transportada, a gestante pode sofrer um descolamento prematuro de placenta, rotura uterina, hemorragia e até mesmo óbito fetal e prejuízo à própria vida. O uso do cinto de segurança, também nestes casos, é um recurso eficiente para redução de mortalidade e morbidade”.
    
TRAUMATISMO CRANIENCEFÁLICO MODERADO E GRAVE CAUSADO POR PROJÉTIL DE ARMA DE FOGO
    
Diagnóstico e Conduta no Paciente com Traumatismo Craniencefálico Moderado e Grave Por Ferimento por Projétil de Arma de Fogo é outra das novas diretrizes. Este estudo inclui o atendimento ao paciente com traumatismo craniencefálico (TCE) moderado ou grave por ferimento por projétil de arma de fogo (FPAF), a definição de TCE moderado ou grave e a conduta clínica e/ou cirúrgica do neurocirurgião após identificação de lesão intracraniana.
    
O projeto elaborado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia é especialmente importante pelos altos índices de morbi-mortalidade deste tipo de lesão, que acomete predominantemente pacientes jovens e saudáveis.
    
Os homicídios no Brasil foram responsáveis por cerca de 30% das mortes por causas externas em 1994, ocupando o primeiro lugar dentre elas. Proporcionalmente às demais causas externas, foi, em 1989, que o número de homicídios praticamente se igualou ao das mortes por acidentes de trânsito, passando, a partir de então, a ter maior representatividade. A mortalidade na cena do acidente é de 70%. Dos sobreviventes, 50% morrem nas primeiras 24 horas. Atualmente, 100 brasileiros morrem vítimas de armas de fogo diariamente.
    
OUTRAS DIRETRIZES

De que forma se pode evitar o risco para os portadores de diabetes mellitus na direção veicular, como realizar a avaliação em portadores de epilepsia candidatos a conduzir veículos automotores, quais os procedimentos mais indicados no tratamento de catarata são mais algumas das diretrizes que serão apresentadas.
    
SERVIÇO:
Fórum “Diretrizes Clínicas e o Sistema de Saúde no Brasil” e lançamento do 3º volume do projeto Diretrizes
Data: 28 de abril de 2005
Local: Anfiteatro do Conselho Federal de Medicina
Endereço: SGAS 915 – Lote 72 – CEP: 70390-150 – Brasília – DF
    
Outras informações no site: www.projetodiretrizes.org.br ou
pelo telefone (11) 3178-6803 / (11) 3178.6804.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da AMB.