Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Confirmados mais 15 casos de dengue em Parnamirim

Mais 15 casos de dengue em moradores do município de Parnamirim, no Sertão Central do Estado, foram confirmados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, sobem para 22 as notificações da doença na cidade. As confirmações foram feitas pelo Laboratório Central do Estado, responsável por processar as amostras de sangue colhidas entre os pacientes que apresentam sintomas sugestivos da doença.
    
Por conta do número crescente de doentes que procuram o hospital e da falta de infra-estrutura para atendê-los, o prefeito da cidade decretou na semana passada estado de calamidade no município. As escolas suspenderam as aulas e uma equipe da SES foi enviada ao local para avaliar a situação.
    
Segundo o gerente de atenção a doenças de veiculação hídrica e por vetores da SES, Francisco Duarte, a detecção dos novos casos era esperada já que as 40 amostras avaliadas até agora foram colhidas no auge do surto da doença, em março. “Os novos resultados não vão nos fazer mudar as estratégias. Continuamos circulandocom o fumacê a cada quatro dias, já começamos a aplicação do larvicida biológico BTI, que é capaz de matar a larva do Aedes aegypti e encerrar o ciclo do mosquito”. Segundo ele, as primeiras avaliações conclusivas sobre a situação do surto feitas pela equipe da SES só devem ser divulgadas nos próximos dias.
    
Para o prefeito de Parnamirim, Fernando Cabral, a confirmação dos novos casos demonstra a gravidade do problema. “Se das 40 amostras que foram para o Lacen 22 deram positivo para dengue, dá para se ter uma idéia do que estamos vivendo”, aponta ele. Segundo a secretaria de Saúde do município, cerca de três mil pessoas procuraram os serviços de saúde com sintomas de dengue nos últimos dois meses. A SES contesta, afirmando que as informações repassadas pela Prefeitura são “alarmantes e irreais”. O prefeito Fernando Cabral tem encontro hoje, às 9h, no Recife, com o secretário estadual de Saúde, Gentil Porto.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações do Diário de Pernambuco.