Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Imip inaugura uma das maiores brinquedotecas do Brasil

Dentro das comemorações dos 45 anos, o Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira, o Imip inaugura na próxima segunda-feira (13/06), às 8h30, a sua Brinquedoteca. O novo serviço tem o objetivo de criar um espaço lúdico de arte, lazer e cultura a fim de promover o desenvolvimento infantil, inserindo a criança carente atendida nesse hospital em atividades culturais regionais.
    
Pela sua amplitude e dimensão, a Brinquedoteca do Imip, que está instalada na cobertura do edifício principal do Complexo Hospitalar, é um dos poucos espaços no Brasil a oferecer um variado leque de atividades sócio-culturais numa área tão grande.
    
Projetada pelo arquiteto Humberto Zirpoli, a Brinquedoteca do Imip tem uma estrutura física de 540 m², dividida em salão de jogos, de música e de leitura, além de uma sala para projeção de vídeo, teatro de arena, parque de recreação e biblioteca. O espaço-lúdico deverá atender cerca de 80 crianças diariamente, que terão acesso às atividades da Brinquedoteca. Tudo para que os pequenos pacientes possam ter uma recuperação mais rápida.
    
Vários estudos na área indicam que a hospitalização é considerada uma situação potencialmente traumática na infância. O brincar é uma atividade primordial nessa fase e deve ser mantida e estimulada durante o período de internação. Usufruindo de um espaço como a Brinquedoteca do Imip, esses pequenos pacientes vivenciam a experiência de uma maneira mais suave e menos traumática, ajudando inclusive na recuperação.
     
Além de ser um local para atividades lúdicas, a Brinquedoteca do Imip abrigará também uma Escolinha para as crianças receberem esforço escolar durante o período de internação. “O nosso maior objetivo é não prejudicar as crianças, oferecendo um acompanhamento escolar dentro da nossa própria estrutura com atividades pedagógicas”, afirma a presidente da Comissão de Humanização do Imip, Taciana Duque.
    
A ação é uma parceria firmada há 1 ano entre o Imip e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), que oferece a oportunidade aos alunos concluintes do curso de pedagogia aplicarem os conhecimentos às crianças internadas na Instituição.
    
“Com inauguração da Brinquedoteca, passaremos de uma área provisória para uma definitiva, com mais espaço e conforto para nossas crianças”, completa Taciana Duque. A Escolinha do Imip atende todas as crianças com idade entre 5 e 14 anos.
    
Com a nova Brinquedoteca, o Imip dá mais um passo no sentido de humanizar o seu atendimento. A Humanização Hospitalar deste Instituto tem como princípio básico qualificar a política institucional de atendimento, considerando os aspectos emocionais indissociáveis dos aspectos físicos nas ações de intervenção, em benefício dos usuários e dos profissionais. Em reconhecimento do seu trabalho de humanização, o Imip recebeu no ano passado do Ministério da Saúde o título de Instituição Humanizadora.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da Assessoria de Imprensa do Imip.