Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Estado investiga morte por dengue no sertão

A Secretaria de Saúde de Pernambuco está investigando a morte de um morador de Petrolina, no Sertão do São Francisco, que teve dengue no mês passado. Se confirmado, será o segundo óbito do ano, no Estado e naquela cidade, associado à doença. “O paciente tinha também leucemia. Por isso, ainda precisamos verificar se ele morreu por causa desse problema ou em função da dengue”, esclareceu Zuleide Wanderely, gerente de Vigilância à Saúde da secretaria.
    
A vítima tinha 18 anos e era estudante. O outro morador da cidade que morreu por causa da dengue tinha a mesma idade, era trabalhador rural e foi infectado pelo vírus tipo 3. Conforme Zuleide Wanderley, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde já esteve na região, monitorando a situação da doença. Um técnico deve voltar à cidade nos próximos dias, para se deter à investigação da morte suspeita. Desde 2004 Pernambuco não registrava óbitos por dengue.
    
Segundo o último boletim divulgado pelo Estado, há 926 casos da doença confirmados desde janeiro. Petrolina é a quarta cidade com maior número de doentes, com 53 casos registrados. Caruaru aparece na frente, com 267, seguido por Parnamirim [também no Sertão], com 198, e Recife, com 68.
    
Todos os casos confirmados até o momento são de dengue clássica, a forma mais branda da doença. Os surtos que estão sendo detectados no Sertão, nos últimos dois anos, têm sido atribuídos à entrada em circulação do vírus 3 da dengue, responsável pela grande epidemia de 2002, que atingiu, sobretudo, o Grande Recife.
    
Além de existir pessoas que não tiveram contato com o vírus 3 [prováveis suscetíveis à doença], as condições ambientais e de saneamento básico favorecem a multiplicação de mosquitos transmissores da dengue. E o Brasil também não está livre da entrada de um quarto tipo de vírus, presente na Venezuela, País vizinho.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações do Jornal do Commercio.