Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Aluno especial ganha serviço exclusivo na rede estadual

A Secretaria de Educação e Cultura inaugurou na Escola Estadual Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, zona norte do Recife, o serviço de atendimento educacional especializado para alunos deficientes. A iniciativa, pioneira em Pernambuco, tem como objetivo atender, inicialmente, 8 mil estudantes em 65 salas de apoio instaladas nas escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife e do Interior. Até dezembro, 90 salas estarão disponíveis para esses alunos. A solenidade de inauguração contará com a presença do secretário Mozart Neves Ramos, da secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação, Sara Lima, e de representantes das 17 Gerências Regionais.
    
A idéia é oferecer um atendimento direcionado aos alunos especiais incluídos nas salas do ensino regular, além de apoiar a comunidade escolar no processo de inclusão desses estudantes. As atividades das salas de apoio terão início, há a partir de amanhã, nas instituições que possuem alunos com deficiências mental, motora, auditiva, visual ou baixa visão, autistas, psicóticos e portadores de outras patologias psiquiátricas.
    
O encaminhamento do estudante para o atendimento especializado será feito a partir de um parecer elaborado pela equipe pedagógica da escola, professores das salas regulares e itinerantes. Esses profissionais têm um papel fundamental na educação especial. São eles os responsáveis pelo acompanhamento dos alunos integrados ou incluídos. Os integrados são os alunos alfabetizados pela educação especial e que estudam no ensino regular; já os incluídos são os que não passaram pela educação especial, mas já acompanham o ensino regular.
    
O modelo facilitará a criação de um plano de trabalho individual com objetivos, metas, estratégias, procedimentos e avaliação contínua do aluno. O atendimento será feito individualmente e em horário oposto ao da aula regular. Desta forma, os deficientes terão a oportunidade de reforçar o conteúdo didático. Cada sala de apoio terá um professor itinerante, além de material pedagógico, jogos de estímulos, peças educativas em alto relevo e equipamentos especiais como impressoras em braille e lupas.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações do site do Governo de Pernambuco.
www.pe.gov.br