Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe apóia programa de combate o câncer de boca

Quais são os fatores de risco e as formas de prevenção do câncer de boca? Como fazer o auto-exame? Para responder a perguntas como essas, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realiza na manhã do próximo sábado, dia 17 de setembro, na Avenida Boa Viagem (em frente ao Edifício Acaiaca), mais uma atividade educativa do programa que visa combater a doença no Recife, cidades da Região Metropolitana e do Interior pernambucano.
     
Em parceria com a Universidade de Pernambuco, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o CRO-PE vem capacitando profissionais de Saúde nos municípios pólos de cada região do Estado. A mais recente capacitação, por exemplo, aconteceu em Afogados da Ingazeira reunindo 90 participantes e atendeu 205 moradores do Sertão do Pajeú.
    
“Já foram capacitados equipes dos hospitais da Face, Agamenon Magalhães, do Centro Integrado Amaury de Medeiros, além de profissionais do Tribunal Regional Federal – 5ª Região e Tribunal de Justiça de Pernambuco. No Interior, além de Afogados da Ingazeira, a capacitação beneficiou cidades como Serra Talhada e Triunfo. O objetivo desse trabalho é viabilizar a realização simultânea da Semana de Combate ao Câncer de Boca, que acontece entre os dias 18 e 25 do próximo mês de outubro”, informa a cirurgiã-dentista Aurora Karla Vidal, idealizadora e coordenadora do programa. Além de informar a população, o evento de Boa Viagem tem a proposta de arrecadar alimentos não-perecíveis para o Hospital do Câncer.
    
O INÍCIO – Embora estejam em maior evidência em 2005, as ações promovidas pelo CRO-PE em prol do combate à doença tiveram início em 1998 com o lançamento do “Manual de orientação para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca”, escrito em co-autoria pelos professores José Ricardo Dias Pereira (atual presidente do CRO-PE) e Emanuel Sávio. A publicação foi distribuída, gratuitamente, entre os cirurgiões-dentistas inscritos no Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco. “Em 2002, as professoras Elizabeth Azevedo e Renata Cimões elaboraram um folder que reforçou a importância do trabalho preventivo e realização do auto-exame”, acrescenta Aurora Vidal.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco.