Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo em debate

O Cremepe no Ar desta terça-feira, 10 de janeiro vai falar sobre o 4º transtorno psiquiátrico de maior incidência no mundo: o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou TOC que é um distúrbio caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são pensamentos, sentimentos, idéias, impulsos ou representações mentais vividos como intrusos e sem significado particular para o indivíduo; embora o indivíduo os reconheça como frutos do seu próprio psiquismo, ele não consegue tirá-los da sua consciência, apesar de desejar fazê-lo .

As obsessões mais comuns são as de limpeza e contaminação (por sujeira e doenças), verificação, escrupulosidade (moralidade), religiosas e sexuais. Compulsões são comportamentos repetitivos e intencionais, realizados com uma determinação e premência que freqüentemente independem da vontade do indivíduo; podem ocorrer em resposta ou não a uma obsessão.

As compulsões mais comuns são: limpeza e lavagem, verificação, contagem, ordenação e arranjo, rezar e colecionar. As compulsões podem diminuir os sentimentos desagradáveis decorrentes das obsessões, como ansiedade, nojo ou desconforto. Em cada 1.000 pessoas, 25 sofrem, ao longo da vida, desse mal. A convidada é a psiquiatra Kátia Petribú.

SERVIÇO: No Hospital Universitário Oswaldo Cruz funciona o Centro de Tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo. O serviço está disponível às sextas-feiras, a partir das 13h30 no primeiro andar do ambulatório geral. Outras informações sobre o TOC podem ser obtidas no site da Associação Brasileira de Transtorno Obsessivo-Compulsivo www.astoc.org.br.

O Cremepe no Ar também vai mostrar os cuidados que os pais devem ter com as crianças em casa. A reportagem na ONG Criança Segura vai dar dicas sobre como manter objetos e produtos “perigosos” para as crianças o mais longe delas possível.

O programa vai ao ar nesta terça-feira (10.01) às 18h, pela TV Universitária, canal 11.