Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Comissão de Saúde debate situação das maternidades do Estado

assembleia-legislativa-peA Comissão de Saúde e Assistência Social realizou na manhã desta quinta (21) Audiência Pública para debater a situação da saúde materno-infantil no Estado. Os problemas relatados apontaram a necessidade de melhoria do atendimento no setor, que sofre com a superlotação nas principais maternidades estaduais.

Representantes do Ministério Público do Estado, dos Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem e de sindicatos dos profissionais de saúde avaliaram que há uma crise no atendimento materno-infantil no Estado, que acontece pela escassez de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), pela falta de médicos e enfermeiros e por falhas na articulação entre os municípios e o Estado.

“Temos dados preliminares que mostram uma tendência de aumento na mortalidade materna. Isso mostra a crise nesta área, que não é só de Pernambuco”, alertou Olímpio Moraes Filho, representante do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). A secretária-executiva de Atenção à Saúde do Governo do Estado, Cristina Mota, declarou que a saúde materno-infantil é a maior das prioridades da Secretaria Estadual de Saúde na atual gestão. “Precisamos repactuar o acompanhamento à saúde da gestante com os municípios e garantir a escala das equipes médicas nos hospitais para melhorar o atendimento”, reconheceu.

“Observamos uma situação lamentável nas maternidades que visitamos”, ressaltou o líder da Oposição, Sílvio Costa Filho(PTB). “Precisamos entender porque tantos recursos são direcionados para as Organizações Sociais (OSs), em detrimento dos hospitais públicos da área”, cobrou Socorro Pimentel (PSL). Já Dr. Valdi (PP) reclamou dos baixos valores pagos pelo SUS para os procedimentos médicos, que têm como consequência o fechamento de leitos.

O presidente da Comissão de Saúde, Odacy Amorim (PT), informou que a partir do encontro, vai ser criado um grupo de trabalho junto com o Governo do Estado e entidades representativas de médicos e enfermeiros. “Vamos aprofundar as informações que recebemos”, anunciou.

Fonte: Alepe

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe