Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Conselheiro federal participa de simpósio em Recife

???????????????????????????????Doação, captação e transplante de órgãos continuaram a ser os temas do Simpósio Pernambucano de Doação e Transplante de órgãos que acontece nesta terça-feira (26/05), na sede do Cremepe. A tarde contou com a conferência: entraves relacionados ao diagnóstico e a normatização do diagnóstico de ME com o neurologista e conselheiro Luiz Antonio da Costa Sardinha que é membro da câmara técnica de transplantes do CFM.

Para Sardinha este simpósio foi muito interessante porque uniu informação e educação. Além da sociedade ficar informada sobre os procedimentos do transplante, os médicos também precisam conhecer os detalhes de cada cirurgia. “É muito importante a postura de apoio do Cremepe com este simpósio pois é um tema que deve ser discutido de maneira contínua” indicou.

Segundo Sardinha mesmo havendo uma média de 50% de recusa familiar nas notificações para a doação, os números são crescentes. “Devido ao crescente comprometimento da sociedade com a doação, e o melhor treinamento de médicos e enfermeiros, para o momento da entrevista e abordagem familiar, foi possível diminuir o número de recusa. Com o correto acolhimento e esclarecimento, é possível desmistificar a doação de órgãos”, explica Sardinha.

O simpósio faz parte da Semana Estadual de Incentivo a Doação de Órgãos promovida pela Secretaria de Saúde do Estado.

Com informações da Unicamp

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe