Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

DENGUE JÁ MATOU 7 NO ESTADO

EPIDEMIA Mais seis óbitos foram confirmados no boletim divulgado ontem, sendo 2 no Recife. Restam 21 suspeitos em investigação

O número de mortes por dengue confirmadas em Pernambuco de janeiro até agora subiu para sete, sendo cinco homens e duas mulheres. Além do morador de Paulista, que faleceu em abril e foi o primeiro a ter comprovação, outras seis vítimas entraram na conta, conforme o novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado ontem. Ainda restam 21 suspeitos em investigação. No mesmo período do ano passado, 24 pessoas nessa mesma época já tinham morrido em consequência da doença.

De acordo com o Estado, o novo boletim contempla registros feitos até o dia 23 de maio. A epidemia atual já atingiu 51.122 pessoas em 184 municípios, 12.736 com diagnóstico confirmado. O novo boletim atualizou dados de 15 dias. Problemas técnicos no sistema de registro online do Ministério da Saúde vêm prejudicando a alimentação das notificações e impediu a divulgação de dados na semana passada. A coordenadora de Combate à Dengue no Estado, Claudenice Pontes, informa que uma grande campanha de mídia está sendo veiculada para conscientizar a população sobre as formas de prevenção e cuidados com a doença.

As novas mortes confirmadas são do Recife (um idoso de 77 anos, residente na Guabiraba, e um rapaz de 32 anos, da Imbiribeira), Jaboatão dos Guararapes (mulher, 47 anos), Macaparana (mulher, 25 anos), Serrita (homem, 48 anos)e Surubim (homem, 26 anos). A primeira morte comprovada foi em Paulista (homem, 37 anos), que faleceu no dia 14 de abril.

Cristiane Penaforte, secretária-executiva de Vigilância à Saúde do Recife, adianta que o idoso da Guabiraba foi infectado pelo vírus 3. Ele morreu no dia 7 de maio, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, na Zona Norte. A outra vítima, da Imbiribeira, na Zona Sul, faleceu no Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, em 10 de maio, depois de ter passado vários dias no Hospital Geral de Areias. De acordo com Cristiane, outras duas mortes estão sob investigação na cidade. “A maioria das vítimas é homem, que geralmente retarda a busca de assistência. É preciso que eles fiquem mais atentos a sinais de alarme, como vômito, suor frio e falta de ar”, lembrou.

Quanto ao problema técnico, ela afirma que “está havendo uma sobrecarga no servidor do Ministério da Saúde” e que, por isso, atualiza manualmente os dados. Por causa disso, pode estar havendo subnotificação de novos casos. “Só podemos confirmar que a epidemia permanece”, avaliou. A expectativa, segundo ela, é que na próxima semana o sistema online volte a funcionar plenamente.

A secretária pede que a população ajude a ação de vigilância aos focos. “Por favor, deixem os agentes e os soldados do Exército vistoriar o imóvel”, apela. No mês passado, 19.467 residências foram visitadas e 5.606 potenciais focos do Aedes aegypti tratados na capital. Pessoas que não estão em casa durante os dias úteis, podem ligar para 0800- 2811520 e agendar a visita dos agentes, explica Cristiane.

De janeiro até agora, Recife notificou 10.373 casos suspeitos de dengue. O Estado já contabilizou na cidade, no entanto, 11.092. Além da capital, Camaragibe, Jaboatão e Goiana somam o maior número absoluto de casos.

A maior incidência é em Itapetim e em Vertentes, no interior, onde o número de doentes é equivalente a 2,3 mil e 1,8 mil por cada 100 mil habitantes, respectivamente.