Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Número de pediatras é inadequado no Mestre Vitalino

mestre.vitalinoO Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) solicitou a adequação do número de pediatras para o Hospital Mestre Vitalino, localizado em Caruaru, agreste do estado. Através de ofício, a entidade médica solicitou à Secretaria de Saúde do Estado a adequação de um para três plantonistas de pediatria para o hospital.

 A unidade foi vistoriada em maio, quando a equipe do Conselho identificou a sobrecarga da única profissional de plantão. No dia da fiscalização, a médica estava cobrindo a sala de recuperação, oito pacientes na sala de observação, cinco pacientes no pronto atendimento, além das intercorrências das enfermarias que conta com 23 leitos.

Foi possível identificar a superlotação do setor, alguns pacientes estavam internados em macas no chão e a sala de recuperação funcionava dentro da sala de nebulização. Ainda na ocasião, o grupo verificou que o tempo de permanência dos pacientes era longo. Haviam crianças internadas a três dias na sala de recuperação quando o ideal são apenas 24h, segundo a resolução do CFM 2.077/2014.

Para o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, a necessidade de outros plantonistas para a pediatria é urgente.  “Existem resoluções do CFM e Cremepe, além do código de ética que determinam o número ideal de atendimentos que deve ser cumprido pelos gestores. A sobrecarga interfere diretamente na atuação digna do profissional”, relatou Rodrigues.

A SES ainda não respondeu a solicitação do Conselho.