Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Conselho cria câmara temática de hanseníase

camara.hanO presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues, deu posse aos membros da câmara temática de hanseníase na tarde desta terça-feira (11/08) na sede do Conselho, bairro do Espinheiro. A câmara foi composta por membros da Sociedade de Dermatologia de Pernambuco, da Secretaria de saúde do Estado e do Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan).

A ideia é viabilizar e discutir ações para desmistificar a hanseníase na sociedade. A ferramenta surge como “potencializadora” das ideias do grupo que, através de políticas públicas e conscientização da população, busca erradicar ou estabilizar o número de casos de hanseníase no estado.

Atualmente, a secretaria de saúde desenvolve campanhas e realiza busca ativa nos municípios de Pernambuco. É uma doença silenciosa, mas que sempre é identificada nas ações. Em um único dia no centro do Recife foram encontrados 50 casos de hanseníase, além disso Olinda é o município com mais casos da doença no país. Uma patologia que tem cura e quanto mais cedo identificada, melhores os resultados.

O grupo defendeu atividades continuadas e divulgação permanente. Segundo o especialista Sérgio Palma o principal problema é o desconhecimento da população e falta de investimentos nos programas de conscientização. “Um obstáculo é a gestão ter o compromisso com a população, já desenvolvi vários projetos mas não consegui incentivo”, disse Palma.

Assim, a câmara temática pretende discutir casos, propor estratégias de divulgação do tratamento e identificação da doença, além de desenvolver treinamentos dos profissionais e disseminar as campanhas estaduais. Sensibilizar escolas e faculdades para os prejuízos que a doença causa e investimento em pesquisas. O próximo encontro será para discutir os programas que estão sendo realizados no Estado e novas propostas sobre o tema.