COLUNA JC NAS RUAS | Fonte: JORNAL DO COMMERCIO

Trabalho infantil nas praias

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO

O verão ainda nem começou e já é grande a quantidade de crianças, a partir de sete anos, trabalhando nas praias. É fácil vê-las nas areias de Olinda e de Boa Viagem. Como também é comum observá-las nos vagões do metrô. Ou nas proximidades do Zoológico, em Dois Irmãos.

O pior é que nesses tempos de PEC que reduz a maioridade penal, chegam denúncias ao JC, dando conta de que houve cortes no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Peti.

“Só aqui, em Santa Luzia, são 70 as crianças que voltaram a desempenhar atividades nas ruas, para ampliar a renda familiar”, afirma a profesora Elzanira da Silva, coordenadora do Centro Paula Frasinetti.

As atendidas tinham idades entre seis e quinze anos. No Recife, até o final do ano passado, 18 instituições recebiam 1,2 mil menores, via Peti. O convênio expirou. E um novo edital foi realizado pela Prefeitura, dessa vez via Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem verbas provenientes do Ministério de Desenvolvimento Social.

Apenas duas entidades corresponderam às exigências. Assim, só 175 crianças são atendidas atualmente. Até o final do ano, uma nova convocação deverá ser realizada, para ampliar oferta de vagas

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings