Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

CFM lança site Radiografia das Escolas Médicas do Brasil durante VI Fórum de Ensino

forumO Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou na manhã desta quinta-feira (27) o site Radiografia das Escolas Médicas do Brasil (www.portal.cfm.org.br/escolasmedicas), uma plataforma com formato dinâmico que permitirá à sociedade e às autoridades conhecerem a estrutura e os diferentes aspectos que compõem o perfil dos cursos de medicina do País. O anúncio foi feito pelo presidente do CFM, Carlos Vital, durante a abertura do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, evento que acontece em Brasília para avaliar e discutir a formação médica no Brasil.

“Estamos num momento de importantes decisões em prol da cidadania e da Nação brasileira. Esse status de caos no ensino não pode continuar. Neste sentido, esta radiografia constitui-se como uma ferramenta que trará mais transparência ao sistema formador de novos profissionais, corrigindo as distorções deste sistema”, afirmou Vital.

Na página, os internautas encontram dados sobre cada escola em funcionamento ou autorizada pelo MEC, além de indicadores sobre a rede de saúde nos municípios ou regiões de saúde onde elas estão inseridas. Com interface amigável e de formato interativo, é possível cruzar dados, permitindo uma visão ampla e geográfica do ensino médico na graduação. Para Carlos Vital, ao organizar esta plataforma online, o CFM mais uma vez cumpre seu papel em defesa do ético exercício profissional.

Para elaborar o levantamento, o CFM levou em consideração os números mais recentes (disponíveis entre maio e julho de 2015) das seguintes bases de dados nacionais: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) do Ministério da Saúde, Sistema da Informação da Atenção Básica (Siab) e, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também foram analisadas informações do Diário Oficial da União, documentos dos ministérios da Educação e Saúde, além de sites especializados, como o Escolas Médicas do Brasil.

Fórum Nacional – O lançamento do site Radiografia das Escolas Médicas do Brasil foi precedido de uma solenidade de abertura, na qual compuseram a tribuna de honra diversas lideranças médicas nacionais. Além do presidente do CFM e do coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, Lúcio Flávio Gonzaga, participaram da mesa inaugural os presidentes da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Sigisfredo Brenelli;  da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso;  da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM),  Suelen Geisemara; da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Arthur Hirschfeld;  e da Associação dos Estudantes de Medicina (AEMED), Vinícius Azevedo.
“Este evento foi precedido de importante movimentação em todo o país, em pré-fóruns regionais, e foi marcante ver Conselhos Regionais de Medicina, regionais da ABEM, outras   entidade médicas, professores e gestores participando ativamente dos debates sobre a formação médica. A Lei 12.871/13 [Mais Médicos] produziu mudanças significativas na formação dos novos médicos e neste encontro faremos uma ampla avaliação dos reflexos destas mudanças”, anunciou o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM.
O VI Fórum Nacional de Ensino Médico segue até a sexta-feira (29) e pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal Médico. Participam do encontro cerca de 200 médicos, estudantes, diretores e professores de cursos de medicina, além de gestores  públicos.