Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Encontro discutiu assistência materna da IV Geres

Sade(1)O presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, participou na sexta-feira (16/10) do 3º Encontro “Discutindo a Rede de Atenção Obstétrica e neonatal” – IV Geres, promovido pelo Ministério Público Estadual (MPPE), no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Caruaru. O encontro foi promovido para discutir a proposta do Consórcio (CONIAPE) e das ações da câmara técnica – comissão Intergestora Regional.

O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, secretários de saúde dos municípios da IV Geres, além dos prefeitos da região foram convocados para a reunião. A ideia era alinhar os atendimentos da atenção obstétrica e neonatal dos 32 municípios da geres que assiste 1.324.382 habitantes. A partir de um consórcio, duas unidades serão referência para os partos de alto risco enquanto as unidades das regionais assumirão a demanda de baixo risco dos seus municípios.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues, a adaptação do consórcio vai diminuir a sobrecarga da assistência de alto risco e consequentemente garantir a qualidade da rede materno infantil. “A proposta do consórcio já é uma realidade com bons resultados em vários estados do Brasil e na atenção materno solucionará alguns déficits que a rede enfrenta hoje”, explicou Rodrigues.

Com unidades de saúde referência, o atendimento será direcionado garantindo a resolutividade dos procedimentos. Na prática, a gestante que faz o pré natal em um PSF e a gravidez for de baixo risco não precisará ser transferida para outro município, “ela vai saber o local que o filho vai nascer”, finalizou Rodrigues.