VIDA URBANA | Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Microcéfalos têm problemas de visão

Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Crianças com microcefalia examinadas nos últimos meses em consultórios oftalmológicos do estado apresentaram alterações na visão, como glaucoma e catarata congênita. A médica Liana Ventura, presidente da Fundação Altino Ventura (FAV), estima que entre 15 e 20 meninos e meninas foram examinados. Problemas de visão foram encontrados em quase todos os pacientes. Alterações visuais são possíveis consequências da microcefalia, independentemente de ela estar associada ao zika vírus.

Para contabilizar quantos bebês diagnosticados com microcefalia do estado também apresentam deficiências visuais, a fundação realizará no próximo dia 14 um mutirão para avaliar a visão das crianças. Os atendimentos acontecerão a partir das 7h na sede da fundação, na Rua da Soledade, 170, Boa Vista.

Os exames só serão realizados em pacientes com encaminhamento médico. Uma equipe formada por oftalmopediatras e retinólogos fará a avaliação nas crianças. “Nosso objetivo é quantificar os casos, dar o diagnóstico precoce e iniciar o mais rápido possível o tratamento multidisciplinar”, afirmou Liana Ventura. De acordo com o Ministério da Saúde, em 90% dos casos, a microcefalia pode causar atraso no desenvolvimento mental, dificuldades para enxergar, ouvir e distúrbios neurológicos, como ataques epilépticos. Com os resultados, a fundação fará um relatório para nortear abordagens oftalmológicas em casos de microcefalia.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.