VIDA URBANA | Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Mutirão atende crianças

Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Sessenta e cinco bebês com microcefalia foram atendidos ontem no primeiro mutirão realizado pela Fundação Altino Ventura (FAV), na Boa Vista. A ação teve como objetivo fazer um levantamento das alterações apresentadas na visão das crianças. Na sexta-feira, outro mutirão acontecerá no Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), na Ilha do Leite, para crianças com plano de saúde. A terceira edição do atendimento coletivo da FAV será gratuita, em 11 de janeiro. Para  participar, é necessário encaminhamento de um médico.

Após os três mutirões, oftalmologistas e neurologistas publicarão os resultados dos atendimentos. “Já identificamos algumas deficiências visuais, como estrabismo e erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo), além de um caso de glaucoma congênito”, afirmou a oftamologista e presidente da Fundação Altino Ventura, Liana Ventura.

A auxiliar de serviços gerais Rosilene Ferreira, 39, levou o caçula, Arthur, de dois meses, para ser examinado no mutirão. Ele nasceu com 28,5 cm de perímetro cefálico, quando o mínimo preconizado é de 32cm. “A notícia foi um choque. Com o tempo, percebemos que existe uma rede de profissionais querendo nos ajudar”, contou enquanto aguardava o exame oftalmológico.

Em 90% dos casos, a microcefalia pode causar atraso no desenvolvimento mental, dificuldades para enxergar, ouvir e distúrbios neurológicos, como ataques epilépticos.

Tags :
Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings