Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Passeata em defesa da Residência Médica e do SUS

1005553_1082152751835491_5399592399190401754_n-300x225Cerca de 300 médicos residentes de Pernambuco realizaram na manhã desta terça-feira (15), uma passeata em defesa da Residência Médica e do SUS. A concentração foi na praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista e seguiram em direção à maior emergência pública do Estado, o Hospital da Restauração, no Derby. Além de Pernambuco, outros 22 estados do País também realizaram protestos hoje. A manifestação faz parte do cronograma de atividades do Movimento Nacional dos Médicos Residentes, que deflagrou greve geral por tempo indeterminado desde o dia 09 de dezembro .

Durante a caminhada, os residentes entoaram vários gritos de guerra para chamar a atenção da população sobre as dificuldades e problemas existentes nos serviços de saúde público e a falta da valorização da residência médica. A categoria reivindica avaliação e  reavaliação dos programas de residência existentes, o fim dos cortes orçamentários em relação aos hospitais escolas, compromisso com a qualidade de ensino  e a assistência aos pacientes, além do reajuste da bolsa, desatualizado desde 2013.

Para o residente Marcelo Torres, a manifestação atingiu o objetivo. ” É fundamental chamar a atenção e envolver a população para  o debate da qualidade dos serviços do SUS,  conscientizar sobre as reivindicações nacionais e sobre a importância da qualificação dos programas que já existem”. esclareceu Torres. Ainda de acordo com ele, o movimento pacífico, tem o apoio das entidades médicas e o dialogo com o Governo Estadual.

Agenda

Na quinta-feira (17), os médicos promoverão ações sociais de atendimento e conscientização da população. Das 7h às 12h, no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife.  Próxima assembleia na segunda-feira (21), às 8h, no auditório da AMPE.