Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Esem promove aula no Imip

IMG-20151216-WA0051A presidente da Escola de Ética Médica (Esem) do Cremepe, Helena Carneiro Leão ministrou na manhã da quarta – feira (16.12), a aula de bioética para os formandos do Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (Imip).

Foram abordados temas como a função do conselho, leis, responsabilidades, código de ética médica e resoluções.
“Nós estamos aqui para orientar e prevenir vocês através do código de ética. Temos que respeitar e não invadir o desejo e a vontade do paciente”, afirmou Helena Carneiro Leão.

Também esteve presente o conselheiro e professor Francisco Atanásio, abordando a importância dos documentos médicos, como o atestado médico e o sigilo com paciente, para não vulnerabilizar o médico.
‘Vocês tem como obrigação de alertar seus pacientes que o CID não é obrigatória, trocamos informações preciosas e não devem ser divulgadas. Temos que ser amigos de nossos pacientes”, citou.

O professor aprofundou a importância do atestado e de que forma deve ser usado conforme o código de ética. “No poder judiciário, administrativo e judiciário, para definir sanidade, enfermidade e óbito. Para as finalidades de licença, definir higidez, dispensa, sanidade mental e justificativa”, explicou.

Os documentos médicos ainda devem ter as qualificação do médico, finalidade, qualificação do solicitante, fato médico e suas consequências, período de impedimento, datar e assinar.