BRASIL | Fonte: Folha de Pernambuco

Mulheres contra câncer de mama

Fonte: Folha de Pernambuco

RIO DE JANEIRO (Folharess) – Foi realizado ontem, na praia de Ipanema (Rio e Janeiro), a terceira edição o Toplessaço, uma iniciativa do movimento Toplessinio. No evento, foram apresentadas as vencedoras do concurso Musa do Topless por de Rosa 2016, disputa que reuniu mulheres que já realizaram ou estão à espera do procedimento de reconstrução do seio em decorrência do câncer de mama e da mastectomia, a cirurgia de remoção total ou parcial da mama.

Com o mote “Ninguém precisa viver sem peito”, o concurso, que tem a parceria a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), acabou por eleger não apenas uma, mas duas vencedoras dentre cinco candidatas: a carioca Eliane Canegal, 42, e a paulista Carol Sanovicz, 26.

Vestindo a camisa da campanha, Eliane, que foi diagnosticada pela primeira vez aos 31 anos, em 2004, e voltou a apresentar a doença três anos depois, comemorou a possibilidade de compartilhar sua história de sobrevivência. “ O câncer vem querendo roubar aquilo que a gente tem de mais precioso: primeiro, a nossa vida, e depois a nossa feminilidade. Eu tinha muita vontade de levar uma mensagem de autoestima e dizer que há vida após o câncer. Estou aqui para dizer a essas mulheres que a gente pode se sentir bonita, sim, se sentir sensual, sim.”

Desde 2013, é garantido por lei, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito à reconstrução imediata da mama em casos de mutilação como consequência do tratamento da doença. Ainda assim, a falta de informação e as longas filas de espera são responsáveis pelo baixo índice – apenas 29,2% – de mulheres mastectomizadas que se submetem ao procedimento no sistema público de saúde.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings