ÚLTIMAS | Fonte: Folha de Pernambuco

Criança receberá remédio

Fonte: Folha de Pernambuco

O pequeno José Bernardo, de oito anos, que sofre da síndrome West – tipo raro de epilepsia e paralisia cerebral -, é mais um pernambucano à espera de um remédio importado à base de canabidiol. A substância terá que ser fornecida em até 30 dias para a família da criança, segundo determinação da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns, no Agreste.

Segundo laudo médico analisado pelo MPF, José sofre, em média, 15 convulsões por dia. Têm dias que as crises chegam a cem, afirmou a mãe do garoto, Silvania de Oliveira, 39. O menino já tomou vários medicamentos disponíveis no País, mas não houve melhora no quadro. Para evitar danos mais graves, usa capacete diariamente.

Diante da urgência e da indisponibilidade do remédio na rede pública de saúde, Silvania requereu a liberação para importação do medicamento Hemp Oil, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em setembro de 2015. Em caso de descumprimento, o Estado e o Governo Federal sofrerão multa diária de R$ 2 mil. Se houver dificuldade comprovada na importação do remédio, a União e o Estado terão a opção de depositar, em conta judicial, a quantia necessária para aquisição dos medicamentos dele.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings