COTIDIANO | Fonte: Folha de Pernambuco

Ministério vai mapear atendimento a bebês

Fonte: Folha de Pernambuco

O Ministério da Saúde (MS) vai fazer um mapeamento, a partir desta semana, de como vem ocorrendo o atendimento a bebês com diagnóstico ou suspeita de microcefalia no Brasil. O objetivo é garantir todas as condições de reabilitação desses pacientes numa fase em que o recebimento de estímulos para o desenvolvimento é essencial. O trabalho acontece como tentativa de identificar falhas numa rede ainda insuficiente, como a própria pasta admite. Até agora, 12 serviços foram habilitados.

Neste semestre, a expectativa é de que 65 entrem na lista. Pernambuco conta com três centros – Fundação Altino Ventura e AACD, no Recife, e Mens Sana Corpore Sano, em Arcoverde, Sertão pernambucano.

Nessas unidades, as crianças recebem exercícios destinados ao estímulo da visão, da fala, da audição e do desenvolvimento motor, por exemplo. Cartilhas com orientações, tanto para familiares como para os profissionais envolvidos nesse processo, também estão sendo preparadas. “Elas vão ajudar os pais a estimulares seus bebês”, comentou o secretário Nacionalde Atenção à Saúde, Alberto Beltrame.

O panorama do atendimento será construído por meio do trabalho de 40 atendentes do ministério, que entrarão em contato com as famílias cadastradas buscando informações sobre exames já realizados, os que ainda faltam e agendamentos de consultas. A equipe foi treinada para ter uma abordagem humanizada.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings