Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

MPPE convoca entidades para discutir situação do Hospital Regional de Arcoverde

10400198_958065190967536_1370136836376251023_nO Hospital Regional Ruy de Barros Correia, localizado em Arcoverde, foi a pauta da reunião do Ministério Público do Estado (MPPE) com o Cremepe, Apevisa, Bombeiros, Conselho Gestor (controle social) da unidade e secretarias estadual e municipal de Saúde, na tarde da última quinta-feira (25/02). Segundo o relatório do Cremepe, a última vistoria da entidade sinalizou péssimas condições de funcionamento do serviço e escala de médicos desfalcada. Uma nova fiscalização foi marcada ainda para o mês de março.

A denúncia foi feita pelo conselho gestor do hospital, principal instrumento de controle social do seguimento que identificou déficits relacionados a recursos humanos, medicações e exames, além da falta de leitos e sobrecarga dos profissionais.

Diante das denúncias a promotora de justiça do município, Tayjane de Barros, acionou o CAOP Saúde (Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça em defesa da Saúde), representado pelo coordenador, o promotor Édipo Soares para através da reunião estabelecer um diálogo para tentar sanar necessidades do hospital. Para a promotora os principais pontos para resolução imediata seriam a questão de compra de medicamentos, uma vez que o processo licitatório encontra-se em análise, o pagamento atrasado dos terceirizados e a contratação de profissionais.

Já as questões estruturais serão identificadas em fiscalização conjunta do Conselho de Medicina, Ministério Público, Apevisa, Bombeiros e conselho gestor marcada para o dia 10 de março na unidade de saúde.