Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

André Dubeux assume Presidência do Cremepe

posse.capO médico pernambucano André Soares Dubeux, 50 anos, tomou posse no cargo de presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), em cerimônia realizada na casa de recepções Porto Fino, no bairro de Casa Forte, nesta sexta-feira, 1º de abril. Em seu discurso, Dubeux relembrou a história da instituição e os desafios que serão enfrentados diante da conjuntura política que o País enfrenta.

O Cremepe foi fundado por um grupo de médicos em 1958 e seu primeiro presidente foi o saudoso professor Antônio Figueira. “Durante quase seis décadas, a entidade teve 15 presidentes e todos desempenharam suas funções norteados pelo principio da responsabilidade na luta por condições de trabalho para a categoria médica e uma medicina de qualidade para a população, seja na área pública ou privada” – ressaltou Dubeux.

O novo presidente do Cremepe disse que sua gestão dará continuidade às prioridades de quando assumiu a diretoria da instituição com compromisso na defesa da categoria e da Saúde. “Nosso trabalho tem sido cobrar – qualidade na assistência – e assim continuaremos junto com as entidades médicas. O SUS foi a maior conquista social deste País, os avanços marcantes nas cirurgias de transplantes, SAMU e programa de imunização servem como exemplo de excelência do nosso Sistema Único de Saúde”.

Currículo – Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas (UPE) em 1990, André Dubeux é cirurgião-geral com atuação no Hospital Agamenon Magalhães e urologista no Hospital Getúlio Vargas. Foi vice-presidente do Cremepe de 2013 até este ano, ocupou também a corregedoria e a secretaria-geral da instituição. Neste último período teve atuação destacada nas fiscalizações, indicativos de interdição e plenárias do Conselho, entre outras ações. É integrante da Sociedade de Urologia do Estado e da Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual.

Sucessão – Dubeux assume o cargo ocupado nos últimos dois anos e meio por Sílvio Rodrigues, que continuará no Conselho como 2º secretário. Na oportunidade, Sílvio Rodrigues fez um discurso de saudação ao novo presidente, falou da continuidade da gestão, das vitórias com as resoluções, intervenções e trabalho conjunto com as entidades médicas e Ministério Público, além da importância do conselho para os médicos e a sociedade. “A gestão ‘Renovar e Unir vem cumprindo o papel de dar continuidade de outras gestões. Hoje, o Cremepe extrapola a questão judicante, de inscrição, está inserido dentro de uma discussão de pertencer ao controle social do País. Dentro do sistema vivemos essa crise política e o Conselho Regional de Medicina é mais um instrumento, instrumento de luta através de nossas resoluções, intervenções e fiscalizações, então, são atuações que a entidade faz sozinha ou conjuntamente com as entidades tentando reverter a situação caótica que encontramos no SUS. Eu acredito que nesses próximos dois anos e meio, Dr André Dubeux e Dr. João Guilherme vão garantir a continuidade dessa nossa luta pela melhoria da Saúde em Pernambuco”.

Compuseram a mesa da posse durante a cerimônia os médicos Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Tadeu Calheiros, presidente eleito do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Marília Delgado, representando a Associação Médica de Pernambuco (Ampe), Gentil Porto, presidente da Academia de Medicina de Pernambuco (APM), Dalvélio Madruga, conselheiro federal pelo estado da Paraíba, João Gonçalves de Medeiros, presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o promotor Édipo Soares, em nome do Ministério Público do Estado, o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, representando o governador Paulo Câmara, o deputado estadual Francismar Pontes (PTB) representando a Assembleia Legislativa, e o vereador Felipe Francismar, representando a Câmara Municipal do Recife.