Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Hospital de Belo Jardim volta a funcionar em condições adequadas após interdição ética

13096182_1010063549101033_4469180819329607909_nAs pendências que faltam no Hospital Regional de Belo Jardim não inviabilizam o serviço. Ainda há pontos a serem solucionados, mas a unidade já pode funcionar. Esta foi a conclusão da fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e Agência Pernambucana de Saúde (Apevisa) com o apoio do Ministério Público (MPPE) na sexta-feira (29/04), no Hospital Regional Júlio Alves de Lira, no município de Belo Jardim, Agreste do estado.

A reforma do Hospital ainda não foi concluída – a previsão é setembro deste ano -, porém os serviços de emergência voltaram a funcionar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que é anexa ao hospital. Desde modo, o grupo de fiscalização vistoriou a UPA que já está finalizada e o Hospital que está com o bloco cirúrgico equipado, farmácia abastecida e escala de plantão de médicos e enfermeiros completa.

De acordo com o 2º secretário do Cremepe, Sílvio Rodrigues, os serviços de clínica médica e pediatria já estão aptos a funcionar. A escala de médicos e enfermeiros está completa e o bloco cirúrgico que têm duas salas de cirurgia e uma de parto bem equipadas. “O Cremepe e a Apevisa irão encaminhar os relatórios de fiscalização ao MPPE para instrumentalizar o órgão na cobrança dos últimos ajustes da reforma, mas o serviço deve continuar funcionando para que a população não seja prejudicada”, explicou Rodrigues.

Histórico

Em janeiro de 2015 o Cremepe emitiu a resolução Nº 01/2015 de interdição ética do hospital regional pois faltavam condições básicas para o atendimento médico. Segundo o documento a interdição ocorreu em  decorrência de diversas irregularidades constatadas como déficit nas escalas de plantão e instalações físicas precárias, expondo os pacientes a risco de vida. Após a resolução, o MPPE construiu um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) que foi assinado pelo prefeito do município para adequação do serviço, entretanto, apenas este ano o Hospital será entregue a população.