COTIDIANO | Fonte: Folha de Pernambuco

FAV recebe representantes do Fundo das Nações Unidas

Fonte: Folha de Pernambuco

Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estão fazendo uma vistoria para entender como o Nordeste tem tratado as famílias e as crianças com microcefalia, depois do surto que afeta o País desde o segundo semestre de 2015. A ideia é formular uma estratégia de nível global de apoio a essas famílias. Pernambuco, que já soma 1.968 casos de microcefalia, tornando-se o recordista mundial de notificações, é o principal foco da análise e recebeu os especialistas que defenderam a necessidade de descentralização do serviço para o Interior e maior apoio do governo.

Na manhã de ontem, durante visita à Fundação Altino Ventura, referência no atendimento oftalmológico dessas crianças, a equipe concluiu que é preciso buscar urgentemente alternativas para o atendimento dos pacientes no interior. Com três irmãos microcéfalos acima de 50 anos, o assessor global para Controle e Prevenção do Zika Vírus da Unicef, Koenraad Vanormelingen, explicou como a malformação é encarada na Bélgica, seu país de origem. “Temos uma segurança social universal. Na Bélgica, as crianças recebem toda uma atenção e educação especial e são amparadas no trabalho e em ambientes sociais”, disse.

Doação

A FAV recebeu ontem um cheque de R$ 10 mil para a aquisição de kits de estímulo visual e auditivo para 31 crianças atendidas pela instituição. O dinheiro foi doado pelo Portal de Financiamento coletivo Viabilizze, que promoveu uma campanha pela internet. Os kits são compostos por objetos que as crianças já fazem uso durante o tratamento e poderão ser utilizados em casa. Além desses kits, que serão sorteados para as crianças atendidas pela FAV, 150 óculos foram doados por uma ótica do Recife para crianças que precisam da utilização de lentes. Para o cofundador da Viabilizze, Flávio Oliveira, ressaltou a importância da participação da sociedade. “O engajamento da população foi fundamental para que a curtida das pessoas tornasse realidade essa doação que a gente está fazendo. Foi surpreendente, a ideia era atingir a meta em uma semana, mas chegamos às 10 mil curtidas, em apenas 3 dias.”

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings