Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe apresenta campanha para UNICEF e PCR

Palestra Dr. Fernando Oliveira CREMEPE (3)

O Conselheiro Fernando Oliveira apresenta os parceiros na campanha I Foto: Joelli Azevedo

Este ano, no Dia Internacional da Criança Desaparecida, 25 de maio, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Prefeitura da Cidade do Recife convidaram um representante do Cremepe para fazer o alerta sobre o desaparecimento de crianças na III Mostra Internacional da Semana do Bebê que foi realizada de 26 a 28 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na oportunidade, o conselheiro e presidente da Câmara Temática de Acolhimento à Criança e ao Adolescente, Fernando Oliveira, apresentou os dados de desaparecimentos no mundo e em Pernambuco, explicou como evitar e os procedimentos necessários caso ocorra um desaparecimento.

Participaram da roda de diálogo o presidente da Sociedade Pernambucana de Pediatria, Eduardo Jorge, Sílvia Cordeiro representando a secretaria da Mulher do Estado e a delegada do Serviços de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil do Estado do Paraná, Iara Laurek Dechiche. O Sicride é referência em desaparecimento de crianças, só em 2015 solucionou 100% dos casos de crianças desaparecidas do estado, encontrou 192 crianças. A primeira dama do Recife, Cristina Mello, fez questão de discutir sobre a temática.

Todos os anos milhares de crianças saem de suas casas e nunca mais voltam, em Pernambuco, um pouco mais de 17% são encontradas. No mundo ainda há 250 mil perdidas. Por isso, as entidades médicas têm o objetivo de diminuir este índice através do Movimento Afetivo de Resgate à Criança Desaparecida com ações e nas redes sociais.

As entidades desenvolveram algumas estratégias para evitar os desaparecimentos, a primeira medida é mostrar ao médico que a partir da consulta, ele já pode identificar se a criança está sendo subtraída de sua família. “Resolvemos fazer uma campanha de orientação ao médico, que ele procurasse pesquisar, porque cada criança vai precisar, em algum momento, ou de um pediatra ou de Programa de Saúde da Família. Então, pesquisar hematoma, equimose, qual o grau de empatia dessa criança com quem estava acompanhando e, em caso de suspeita, procurar ou o Conselho Tutelar ou a polícia para poder flagrar maus tratos ou mesmo se a criança foi subtraída”, explica Ricardo Paiva, da comissão de assuntos sociais do CFM e conselheiro do Cremepe.

Também é importante ressaltar que não é mais preciso esperar 24 horas para fazer o Boletim de Ocorrência do desaparecimento – a lei federal Nº 11.259/2009 prevê a busca imediata -, além disso, existem medidas simples que evitam os desaparecimentos como ensinar a criança o nome completo e telefone dos responsáveis, retirar a carteira de identidade e sempre conversar com os menores.

Em Pernambuco: O conselheiro do Cremepe apresentou as ações da campanha que tem ido às ruas para panfletagem, já realizou conscientização no Marco Zero da cidade, na praia de Boa viagem, além das grandes emergências do estado como Hospital da Restauração, Barão de Lucena, Imip e etc. O Conselho também realizou caravanas de saúde no interior do Estado sobre o tema.

No Brasil: Estados como o Paraná e Minas Gerais realizaram atos públicos com shows de conscientização. Já os clubes de futebol Atlético Paranaense, Botafogo, Chapecoense e Figueirense vestiram a camisa da campanha e entraram em campo com a faixa das crianças no Campeonato Brasileiro de Futebol.