Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

HUOC: Cremepe fiscaliza leitos de infectologia adulta

IMG-20160531-WA0030

Foto: Fiscalização/Cremepe

Diante do fechamento de leitos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), divulgado na semana passada pela imprensa local, o presidente do Cremepe, André Dubeux, solicitou esclarecimentos por parte da secretaria Estadual de Saúde sobre a situação da unidade. Para verificar as informações, a equipe de fiscalização do Conselho vistoriou, nesta terça-feira (31/05), as enfermarias de Doenças Infecto Parasitárias (Dip) adulto do Huoc e identificou outras irregularidades.

Com a chegada do inverno e aumento de chuvas na Região Metropolitana do Recife cresce o risco de aquisição de doenças infecciosas transmitidas por meio da água. Enfermidades típicas como dengue ou leptospirose, transmitida através da água contaminada com a urina dos ratos, são comuns nesta época, por isso, o Cremepe defende que aumentem os leitos para estas infecções. Porém, na realidade acontece o oposto. Leitos foram fechados, faltam recursos humanos e insumos básicos.

A vistoria confirmou que dez leitos de um total de 16 foram interditados. Os seis que continuam funcionando são de isolamento respiratório que atendem pacientes com tuberculose, HIV/aids. Já os pacientes que derem entrada com tétano, leptospirose, leishmaniose ou dengue não terão leitos disponíveis. Os consultórios também foram drasticamente reduzidos.  Dos quatro que existem apenas um está funcionando.

Também há déficit de recursos humanos. A escala de clínica médica está incompleta e na pediatria faltam cinco profissionais para completar o quadro. A equipe de enfermagem foi remanejada e reduzida, a noite uma enfermeira acumula os leitos da infectologia adulta e infantil. A insuficiência de insumos também preocupou a entidade. Faltam agentes tópicos e tipos específicos para tratamento de feridas e medicações, principalmente para bactérias multirresistentes. No momento da vistoria não havia luva estéril e de procedimentos, já o número de máscaras N95 estava no limite.

 Todas as informações serão enviadas ao Ministério Público do Estado.