ÚLTIMAS | Fonte: Folha de Pernambuco

Primeira UPA-E será inaugurada

Fonte: Folha de Pernambuco

O Recife ganha hoje a primeira UPA Especialidades (UPA-E). A unidade localizada no bairro do Arruda, na zona Norte, estava sendo construída pela gestão estadual, mas foi repassada para o município. A inauguração será hoje, às 9h, com a presença do prefeito Geraldo Julio e do governador Paulo Câmara. Serão ofertados, por mês, cerca de 21 mil procedimentos de média complexidade (consultas especializadas e exames) e a administração do novo serviço esta a cargo do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCPE). A UPA-E terá equipe multidisciplinar capacitada para realização de atendimento integral, no horário das 7h às 19h, em dias úteis, com acesso referenciado pela Central de Regulação.

Ontem, foi entregue a 10ª Upinha da Capital, no bairro de Campo Grande. Pelo menos sete mil pessoas devem ser assistidas no espaço Tasso Bezerra – Chié I e II, que conta com duas equipes de saúde da família, duas equipes de saúde bucal, além de assistência farmacêutica à população cadastrada. Cada equipe de saúde da família é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS’s).

As equipes vão dar cobertura a uma média de 3.500 pessoas, como determina o Programa de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Já os grupos de saúde bucal são compostos por um odontólogo, um técnico de saúde bucal, com a mesma cobertura da saúde da família. No total, 30 profissionais atuarão no local.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.