COTIDIANO | Fonte: Folha de Pernambuco

Diagnósticos grátis no parque

Fonte: Folha de Pernambuco

Um caminhão da Caravana dos Genéricos Medley, carregado com profissionais de saúde, está estacionado até hoje no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife oferecendo testes gratuitos para o diagnóstico de doenças silenciosas como a diabetes e a hipertensão. A intenção é atender até mil pessoas.

Apesar de ser praticante de exercícios físicos, a aposentada Maria Luiza Aymar, 73 anos, teve uma alteração nos índices de colesterol. No teste rápido, seu resultado foi de 271 mg/dl , quando o desejável seria que ela tivesse obtido até 200 mg/dl. “Tento me cuidar. Já pratico exercícios há muitos anos, mas recentemente estou um pouco estressada e acho que isso pode ter influenciado, mas vou cuidar da alimentação e procurar um médico para poder tratar disso o quanto antes.”

Guarda municipal, responsável pela segurança do parque, João Soares, 53, aproveitou intervalo para cuidar da saúde. “Trabalho no parque, mas nunca me exercito. Às vezes até coloco mais sal na minha comida, mas agora fiquei sabendo que estou com o colesterol alto e vou prestar atenção.”

Para o coordenador da ação, Paulo Coelho, essa é uma oportunidade para a população. “Aqui elas podem em 15 minutos fazer uma série de testes que podem alertar alguma alteração e, assim, ser orientadas a procurar um médico para exames mais detalhados”, disse.

Tags :
Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings