Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Presidentes de CRMs e diretoria do CFM discutem temas de interesse do médico

encmTemas importantes para o movimento médico como a proposta do governo brasileiro de criar planos populares de saúde, a melhoria da assistência e do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a criação da Frente Parlamentar da Medicina foram abordados nesta terça-feira (13), durante a 22ª reunião da diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) com presidentes e representantes dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). O presidente do Cremepe, André Dubeux, participou das discussões.

As discussões entre o grupo têm ajudado a amadurecer a posição dos conselhos e unificar discursos e práticas. O objetivo é abrir espaço para abordagem de problemas que afetam o trabalho da rede de conselhos, de acordo com particularidades locais, e encontrar conjuntamente soluções e encaminhamentos, além de subsídios para decisões futuras.

O encontro, realizado em Campo Grande (MS), antecede a realização do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2016, que acontecerá na capital sul-mato-grossense nesta semana. Na oportunidade, também foram pontos de pauta as fiscalizações dos CRMs sobre o Programa Mais Médicos, dentre outros temas trazidos pelos estados, como a prática de procedimentos invasivos por não médicos.

O II ENCM-2016 começa nesta quarta-feira (14) e termina na sexta-feira (16). Na abertura, será aberto com uma palestra magna ministrada pelo próprio presidente sobre a limitação da medicina especializada. No mesmo dia, Carlos Vital também participará dos debates sobre “a regulação do exercício profissional na Cirurgia Plástica”. O tema contará ainda com a participação do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dênis Calazans, e dos conselheiros federais Mauro Britto Ribeiro (MS) e Pedro Nader (TO).

No dia 15, os trabalhos terão início com uma apresentação do juiz federal Odilon de Oliveira, sobre as implicações da corrupção na área da saúde pública. Na sequência, Nelson Tavares, secretário de saúde do Estado do Mato Grosso do Sul, e Filomena Fluminhan, Promotora de Justiça da capital, discutirão as chamadas “caravanas da Catarata”. A mesa será coordenada pela presidente do CRM-MS, Rosana Leite, e contará ainda com a participação do secretário-geral do CFM, Henrique Batista e Silva.

O foco das discussões do último dia será o “suicídio de médicos”. Além da conferência principal sobre o tema, com exposição da psiquiatra Alexandrina Meleiro, também falarão sobre o assunto o médico José Raimundo da Silva Lippi (Como prevenir?); o conselheiro federal pelo Piauí, Leonardo Sérvio Luz (Como abordar e tratar?); e o membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM, Juberty Antônio de Souza (Como reabilitar e reintegrar?). Os debates serão conduzidos pelo 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes Cavalcante, e o conselheiro federal por Goiás (GO), Salomão Rodrigues Filho.

Outra atividade prevista na programação do evento é o lançamento do livro “Uma introdução à medicina: o que a medicina e o que medicina não é” (volume 2), de autoria de Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior, psiquiatra autor de diversas obras, ex-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e ex-conselheiro federal pelo MS.