Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Câmara temática promoveu o Dia Mundial de Cuidados Paliativos

cuidados-portalA câmara temática de Cuidados Paliativos do Cremepe promoveu neste sábado (08/10) – Dia Mundial de Cuidados Paliativos – um encontro com especialistas pra discutir os aspectos da dor.  Foram realizadas quatro palestras, cada uma com foco em um tipo de dor: física, espiritual, social e psicológica. O evento ocorreu na sede do Conselho, bairro do Espinheiro. A abertura do encontro foi feita pelo vice-presidente do Cremepe, João Guilherme Bezerra, e pela conselheira Zilda Cavalcanti.

A primeira palestra foi ministrada por Teresa Neumann que é anestesista, especialista em cuidados paliativos e em dor. Ela falou sobre a dor física dos pacientes de cuidados paliativos, apresentou os conceitos da área de atuação e as definições da Organização Mundial da Saúde. Segundo a médica, apenas em 2005 a dor foi acatada como quinto sinal vital e este ano a OMS aumentou a escala de dor incluindo a dor refratária.

Ela explicou nos cuidados paliativos é preciso tratar a dor total, esta que engloba a dor social, física, espiritual e emocional mas sem esquecer da filosofia dos cuidados que consistem na  promoção do alívio da dor total e outros sintomas, afirma a vida e considera a morte como processo natural da vida; não acelerar e nem adiar a morte; integrar os aspectos psicológicos e espirituais aí cuidar; oferecer sistema de suporte que possibilita o paciente viver ativamente; suporte para auxílio aos familiares durante a doença é enfrentar o luto; abordagem multiprofissional para focar as necessidades e acompanhamento no luto; melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente o curso da doença; controlar situações clínicas estressantes.

Na sequência o estudante Alberto Gorayebe apresentará aspectos dos cuidados em relação a dor espiritual, já a dor social terá a explanação de Dra. Helena Carneiro Leão sobre bioética e a dor psíquica contará com a apresentação da psicóloga Ericka Neves

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);