COTIDIANO | Fonte: Folha de Pernambuco

Solidariedade taiwanesa a crianças microcéfalas

Fonte: Folha de Pernambuco

Em meio à grave epidemia de microcefalia que atinge o País, o Estado de Pernambuco ganha um reforço no tratamento e reabilitação das crianças. A embaixada de Taiwan no Brasil doou quase R$ 100 mil ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), que cuida de mais de 150 nascidos com a malformação. De acordo com a instituição, o dinheiro foi revertido na confecção de kits com equipamentos de fisioterapia para as todas as famílias, atendidas pela instituição, levarem para casa, além de equipamentos para o tratamento na própria clínica.

“É a primeira vez que fazemos essa cooperação com uma instituição de saúde. Entendemos que é um local que dá atendimento especial. Então, fizemos um relatório para nosso governo e conseguimos fazer essa contribuição. Essa enfermidade é um problema universal. Mas, podemos contribuir com nossos esforços”, afirmou o embaixador no Brasil, Isaac Tsai. Para o presidente do Imip, Gilliatt Falbo, a ajuda é necessária. “É importantíssimo porque, até agora, só tivemos auxílio dos governos Federal e Estadual. Esses recursos foram aplicados no centro de reabilitação e no desenvolvimento de kits para que as mães possam fazer a estimulação em casa.”

Dentro dos kits, as mães receberam tapetes, além de estimuladores sonoros e visuais. Almofadas confeccionadas com calças jeans por voluntárias e que contribuem para a melhoria da postura das crianças também foram doadas. Em conversas informais, segundo Falbo, o embaixador mostrou interesse em uma possível vinda de pesquisadores taiwaneses para estudarem a microcefalia no Brasil.

Moradora de Belo Jardim, no Agreste do Estado, Maria José da Silva, 30 anos, mãe de Geovanna Vitória, de 1 ano, aprovou o ato solidário. “Amei o kit, principalmente a calça que vai nos ajudar muito. Ela precisa muito de brinquedos coloridos e com som para ser estimulada e agora vamos poder fazer os exercícios em casa também”, disse.

ONG Visão
Hoje, a ONG Visão Mundial doará equipamentos de diagnóstico e estímulo aos bebês com microcefalia para o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac). Serão entregues quatro aparelhos como um neuroestimulador, que é um equipamento fisioterapêutico que dispõe de mecanismos para ativar músculos fundamentais para os bebês conseguirem andar. A entrega dos equipamentos faz para do projeto da organização “Emergência Contra o Zika Vírus”.

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.