Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza unidades de saúde de Altinho

recpOs médicos fiscais do Cremepe vistoriaram  na quarta-feira (09/11) a Unidade Mista e quatro Postos de Saúde da Família (PSF) do município de Altinho, localizado a 166 km do Recife. A vistoria faz parte da ação conjunta do Cremepe com o Ministério Público do Estado (MPPE) que visa identificar os municípios que demitiram profissionais da saúde após as eleições municipais. Na Unidade Mista, mesmo com médico todos os dias, não há medicamentos suficientes, os enfermeiros foram desligados do serviço e a unidade está sem diretoria. Já nos PSFs, dois médicos do programa Mais Médicos se revezam entre os postos. Os relatórios serão enviados ao MPPE.

Para a enfermeira chefe da unidade mista, Kelma Celir, é muito triste vê o serviço nestas condições. “Quando estava funcionando, a unidade atendia de 70 a 80 pacientes por dia e hoje a maioria dos casos são encaminhados para Agrestina ou a UPA de Caruaru”, explicou. Ela ainda disse que após a eleição a unidade ficou sem médico por uma semana, só voltou a funcionar quando uma comissão do serviço formalizou uma denúncia na promotoria da cidade. Atualmente, a unidade tem um médico por dia na escala de plantão, não há enfermeiro a noite, apenas técnicos de enfermagem e a diretora técnica entregou o cargo.

 PSFs

Os fiscais também vistoriaram os Postos de Saúde do Centro, Loteamento, Cohab, onde o problema da falta de profissionais se repete. Desde de Outubro de 2016, médicos, técnicos, dentistas foram demitidos. Os profissionais que continuam trabalhando revezam entre as unidades.

O Conselho irá produzir os relatórios de fiscalização que serão encaminhados ao MPPE para medidas cabíveis.