EVENTOS E ACONTECIMENTOS | Fonte: Jornal do dia

CFM e Abem entregam certificados de cursos acreditados pelo Saeme

Fonte: Jornal do dia

A entrega de certificados de acreditação a 19 instituições – que cumpriram uma série requisitos de gestão de programa educacional e de infraestrutura – sela uma importante etapa do projeto chamado Saeme, o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas.  A solenidade acontecerá nesta quarta-feira (07), às 10 horas, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília.

Fruto de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), o Sistema compreende uma série etapas, que incluem o preenchimento de um questionário online pelo corpo social da instituição de ensino, análise das respostas e das evidências apresentadas, e visita in loco envolvendo dirigentes, docentes, estudantes e técnicos da escola, representantes da comunidade, da rede de saúde local e a equipe de avaliadores.

Os 19 cursos acreditados localizam-se majoritariamente no Sudeste (seis deles, o equivalente 32%). Em segundo lugar, aparecem as regiões Nordeste e Sul, com cinco cursos acreditados cada uma. Quanto à categoria administrativa, a maioria (68%) é privada. A conquista do reconhecimento também parece estar relacionada à experiência pedagógico-institucional: a maioria dos acreditados (53%) funciona há mais de 47 anos, chegando a até 63 anos de existência. Quarenta e dois por cento têm entre 10 e 20 anos de criação e apenas um funciona há menos de 10 anos.

Tags :
Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings