ONLINE | Fonte: Pernambuco.com

HGV realiza cirurgia minimamente invasiva para tratar hérnia de disco

Fonte: Pernambuco.com

Referência estadual para o tratamento dos diversos tipos de patologia da coluna vertebral, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza nesta sexta-feira uma cirurgia de hérnia de disco por via endoscópica. O tratamento, já bastante difundido no exterior, é minimamente invasivo e, ao contrário do tradicional, que é a cirurgia aberta, proporciona rápida recuperação, reduz o risco de complicações e diminui a necessidade do uso de analgésicos no pós-operatório.

O procedimento, realizado pelo cirurgião ortopedista Luciano Temporal, ainda vai servir como aprendizado para os cerca de 40 médicos residentes de traumato-ortopedia do HGV, que vão ter a possibilidade de acompanhar todo o trabalho. O projeto da equipe do Getúlio Vargas tem como objetivo realizar cerca de 30 procedimentos de endoscopia para tratamento de hérnia de disco ainda este ano. Como a cirurgia não faz parte do rol de procedimentos autorizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), as ações serão realizadas em parcerias com a iniciativa privada, para fornecimento de equipamentos e instrumental apropriado. De acordo com o cirurgião, já existe um pedido de autorização tramitando há cerca de cinco anos na ANS.

Ele acrescenta que, na cirurgia tradicional, a recuperação do paciente é muito mais lenta. Varia de sete a dez dias com a prescrição de analgésicos fortes, enquanto que com endoscopia a alta médica se dá em menos de 24 hora. Segundo o médico, que já realizou 45 cirurgias de hérnia de disco por via endoscópica, a eficiência do tratamento e o tempo reduzido de permanência hospitalar e de recuperação justificam a adoção pela rede púbica e privada de assistência.

A hérnia de disco é uma doença degenerativa, que tem predisposição genética, e pode ser agravada ou acelerada por diversos fatores, como o excesso de peso, tabagismo, exercícios físicos sem orientação e, até mesmo, por determinadas ocupações funcionais, como motoristas

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings