Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Conselho fiscaliza estrutura provisória da Casa de Saúde de Buíque

casaEm continuidade as ações no sertão do Moxotó, o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), através da equipe de fiscalização, vistoriou na tarde da quarta-feira (12/07)  a estrutura provisória da Casa de Saúde Senador Antônio Farias em Buíque que foi interditada pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) em março do ano passado (2016), após o órgão – em parceria com o Cremepe – realizar uma vistoria da unidade.

A interdição resultou em um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) do Ministério Público de Pernambuco que para regularizar os atendimentos a unidade teria que ser reformada e os principais problemas (lixo contaminado, medicamentos vencidos e falta de médicos) solucionados. Assim, o Centro de Saúde foi relocado para uma estrutura provisória que funciona apenas como Pronto atendimento. Àqueles pacientes que precisam de internamento são transferidos para Arcoverde que fica a 35,5 km. São atendidas cerca de 120 pessoas por dia.

RECURSOS HUMANOS – A escala de plantão está completa com um médico por dia – plantões de 24h – e concursados, mas quando algum falta não tem profissional para cobrir.

ATENDIMENTO – Há classificação de risco na unidade, não faltam medicamentos, porém, não há equipamentos básicos como respirador e ventilador, além disso o desfibrilador está quebrado. A estrutura é improvisada, sem climatização e o consultório não possui pia e nem sabão. O lixo é terceirizado, mas no momento da vistoria ainda não havia uma empresa contratada e os resíduos estavam amontoados nos fundos do prédio. A esterilização é realizada na maternidade do município.

TRANSPORTE – A unidade conta com quatro ambulâncias, mas não tem médico para transporte, por isso, o médico do plantão precisa transferir casos graves podendo demorar até 12h para retornar à unidade deixando assim o plantão restrito.

 O Cremepe enviará o relatório da vistoria para o MPPE e Apevisa, além de disponibilizar no www.cremepe.org.br