Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

CFM divulga lista de trabalhos selecionados para o VI Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou, nesta segunda-feira (17), a lista de trabalhos selecionados para apresentação no VI Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas, que acontece nos dias 10 e 11 de agosto, em Brasília (DF).

Clique aqui para conferir a lista. Para saber mais sobre o evento ou se inscrever, clique aqui.

Ao todo, serão 42 apresentações, divididas em dois dias, e que abordam diversos temas relativos ao ensino de humanidades em Medicina, desde o papel da anamnese; e do uso de narrativas, da literatura, do cinema e das artes visuais nesse aprendizado; até questões de espiritualidade e religiosidade em saúde; a angústia e impotência do estudante de medicina perante situações de atividade práticas com o paciente; o luto materno pós perda gestacional; o método clínico centrado na pessoa; e uma série de outros trabalhos.

O evento, que acontece no auditório Auditório ParlaMundi da LBV, está sendo organizado pelo CFM através da sua Comissão de Humanidades em Medicina. O objetivo é estimular a comunidade médica a refletir sobre o conhecimento científico e tecnológico alinhado ao respeito aos valores pessoais dos pacientes, e à compreensão do ser humano e todo seu contexto.

Participam médicos de diversas especialidades, professores, acadêmicos e profissionais de áreas afins interessados no conhecimento humanístico voltado para a prática médica e da saúde.

Confira abaixo as orientações gerais da Comissão de Humanidades em Medicina do CFM sobre a apresentação dos trabalhos:

quadro.humanidades