Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Câmara Técnica de Psiquiatria debate campanha de combate ao suicídio

ct_psiquiatria_agostoA campanha “Setembro Amarelo”, de combate ao suicídio e a elaboração de pareceres sobre temas como perícia médica em psiquiatria e TDHA foram alguns dos assuntos debatidos nesta terça-feira (8) em reunião da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina (CFM). “Suicidas precisam de atendimento médico. Com esta campanha, que o CFM e a Sociedade Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) vão realizar nas redes sociais em setembro, vamos incentivar as pessoas a procurarem ajuda médica”, adianta o coordenador da Câmara Técnica, Salomão Rodrigues. O material publicitário também vai incentivar a população e os médicos a identificarem e apoiarem pessoas com pensamentos suicidas.

Outro assunto debatido na reunião foi a solicitação de um parecer sobre a atuação do psiquiatra perito nos casos em que há um conflito entre a lei 13.146/15, conhecido como o Estatuto do Deficiente, e a lei 10.216/01 (Reforma Psiquiátrica e Proteção e Assistência ao Doente Mental). A Câmara Técnica deve elaborar um parecer para orientar os médicos nesses casos. Sobre a TDHA foi aprovado um parecer em que se reafirma a competência do psiquiatra para dar o laudo, independentemente de parecer multiprofissional.
Participaram da reunião Salomão Rodrigues, Alberto Carvalho de Almeida, Antonio Geraldo da Silva, Rogério Wolf de Aguiar, Arthur Danila, Carlos Alberto Aalgado e Juberty Antonio de Souza.