Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e Simepe querem a volta do 2º pediatra no plantão noturno

reuni mppe abreu e limaA pauta é muito além do que a diminuição do pediatra no plantão noturno do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Abreu e lima, é a desassistência à população e o risco dos profissionais no atendimento. Estes foram alguns pontos debatidos na tarde desta terça-feira (08/08), em audiência, na sede do Ministério Público de Pernambuco, em Santo Amaro. O encontro foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde (Caop saúde) após receber ofícios do Cremepe e Simepe e contou com a presença da secretária de saúde do município e diretor médico do serviço.

A demanda não é novidade, o Sindicato dos Médicos se reuniu com o corpo clínico do serviço e o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, anteriormente, convocou o diretor médico do SPA com objetivo de entender o motivo da diminuição da escala médica. O gestor alegou que a redução dos recursos humanos ocorreu devido a crise que o país enfrentava. Ele explicou que devido a falta de verbas a gestão fez um estudo de onde poderia ter menos impacto, “a redução da pediatria é uma readequação dos custos”, mesmo o hospital utilizando 17% do orçamento do município.

Entretanto, as entidades médicas defenderam que é um desrespeito penalizar a população com o direito fundamental, assegurado na Constituição Federal, que é a saúde. Além disso, o presidente do Simepe também destacou a precariedade dos vínculos devido aos contratos dos médicos através de uma empresa de saúde complementar.

RECURSOS HUMANOS – A secretária de Saúde de Abreu e Lima, Sônia, informou que já está na agenda do município o concurso público para a admissão para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias em outubro e s demais profissionais para cobrirem as necessidades de contratação dos vazios, substituição dos vínculos precários ocorrerá no final do ano.

Por fim, as entidades médicas reafirmaram a necessidade de inclusão do segundo pediatra noturno e ficou deliberado que uma nova reunião ocorrerá no início de setembro, após a gestão pedir auxílio ao governo do Estado.