SEGURANÇA | Fonte: Assessoria de Comunicação do Simepe

Audiência no Ministério Púbico debate situação de risco dos profissionais de saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação do Simepe

audpublipresi-d486aa18d0f7-1140x641Na manhã desta terça-feira (23), a vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Claudia Beatriz, representou a entidade na audiência pública referente à segurança dos profissionais de saúde no Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), realizada no Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), localizado no Bairro de Santo Amaro, Centro do Recife.

O encontro contou com a presença das representações de classe dos profissionais da saúde, diretores de presídios, Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES), com o objetivo de ampliar o debate acerca da situação de risco dos profissionais da saúde que trabalham no sistema prisional. Vários problemas foram apontados, com destaque para a localização das unidades básicas de saúde (UBS), superlotação dos presídios , déficit de agentes penitenciários e o acesso ao atendimento dos detentos pela equipe de saúde. Nas falas, ficou evidente a falta de segurança dos profissionais e a necessidade de medidas que tragam melhorias das condições de trabalho.

A vice- presidente do Simepe destacou em sua fala durante a audiência a necessidade de avaliar as condições e possíveis soluções para as demandas trazidas em pauta pelos trabalhadores da unidade. “É preciso que seja projetado um cronograma de implementação das ações que devem ser desenvolvidas a partir dessas audiências. É importante que sejam garantidas melhores condições de trabalho aos médicos que atuam na assistência aos indivíduos privados de liberdade, com oferta de ambientes adequados, seguros, e salubres”, destacou Claudia Beatriz.

Em nome do Simepe, Claudia Beatriz parabenizou a iniciativa das denúncias e debates dos problemas sofridos pela saúde pública do Estado de Pernambuco e, neste caso, a inclusão do sistema carcerário na pauta de debates da assistência à população. Um novo encontro com representantes das categorias que integram a equipe de saúde dos presídios está agendada para 04/09, com o intuito de dar seguimento aos trabalhos iniciados.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings