Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

II ENCM 2017 tem início com debate sobre violência na saúde

iiencm17_mesaviolencia2Foi aberto na manhã desta quarta-feira, dia 13, o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, que irá se desenvolver até sexta-feira, dia 15, na sede do Conselho Regional de Medicina do RGS (Cremers), em Porto Alegre.
A solenidade de abertura contou com as presenças dos presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, e do Cremers, Fernando Weber Matos; e do conselheiro federal pelo RS, Cláudio Franzen. Após as saudações de boas-vindas pelos integrantes da mesa foi apresentado um vídeo em homenagem ao Prof. Júlio Rufino Torres.
Na sequência, Antônio Carlos Roselli, membro da Comissão de Direito Médico do CFM, realizou conferência sobre o avanço da violência na sociedade, em especial na saúde. O tema também foi explorado pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra, e pelo psiquiatra e conselheiro do CFM, Salomão Rodrigues Filho.
O II ENCM também contou com atividade preliminar nesta terça-feira, 12, com uma reunião dos presidentes dos Conselhos Regionais e CFM.
Programação – Na tarde desta quarta-feira haverá uma conferência sobre o impacto das mídias sociais na relação médico-paciente, a ser proferida pelo médico legista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Malthus Fonseca Galvão. A esse respeito, também falarão o conselheiro do CFM, Aldemir Humberto Soares, e o membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, Fernando Todt Carbonieri.
Nesta quinta-feira (14), os trabalhos terão início com uma apresentação do membro da Comissão para Estudo da Transexualidade do CFM, Alexandre Saadeh, sobre o respeito à diversidade de gênero – tema também explorado pelos conselheiros do CFM, Leonardo Sérvio Luz, e do Cremers, Antônio Celso Koehler Ayub.
Na sequência, o membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CFM, João de Lucena Gonçalves, fala sobre Núcleo de Segurança do Paciente. O tema também será tratado pelos conselheiros Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (3º vice-presidente do CFM) e Donizetti Giamberardino.
No último dia do encontro (dia 15, pela manhã), vai ocorrer um painel político com a participação do ministro Osmar Terra e da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS).
Outra atividade prevista na programação é a apresentação sobre a atuação da Comissão de Assuntos Políticos no Congresso Nacional. A comissão faz acompanhamento regular de Projetos de Lei que tocam mais de perto o médico e o seu paciente junto aos seus relatores em ambas as casas do parlamento brasileiro.