Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Congressos de Bioética são realizados no Recife

IMG_0774Recife foi a cidades escolhida para sediar dois dos mais importantes congressos de medicina do país, o XII Congresso Brasileiro de Bioética e o IV Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, que aconteceram de 26 a 29 de setembro, na sede do IMIP, bairro dos Coelhos. A solenidade de abertura ocorreu na noite desta quarta-feira (27/09), no auditório do prédio Dom Pedro II, e contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Regina Parizi, balanço das ações da sociedade.

 Ela falou sobre a luta pela manutenção da regulamentação ética, a PEC 55, a entrada de uma ação contra a crise moral e política no país referente ao congelamento dos investimentos em saúde e educação. Ainda destacou a divulgação e discussão sobre diretivas antecipadas de vontade, além da participação no debate sobre suicídios entre médicos e estudantes de medicina. Também trouxe a discussão sobre a quebra de sigilo, sendo uma pauta nacional – uma questão mundial em relação a privacidade e sigilo das informações. A SBB participou muito do debate e da repercussão da zika vírus, o posicionamento contrário da SBB aos planos de baixa cobertura.

Ainda na abertura, cada entidade – Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Enfermagem, Conselho de Odontologia – fez uma saudação de abertura. A presidente da Sociedade de Bioética regional Pernambuco, Helena Carneiro Leão, organizadora do encontro destacou a alegria de poder reunir tantas pessoas no Congresso. “Foram praticamente dois anos de trabalho para organizar o evento para que hoje também nós pudéssemos estar discutindo, refletindo sobre ideias, opiniões e como podemos buscar esse bem que nós tanto desejamos. Espero as pontes do recife sejam espelhos da nossa união para que possamos seguir unidos”, disse Helena.

 Na sequencia o presidente do Cremepe, André Dubeux, destacou a importância do congresso. “Temos certeza que ao término desse Congresso sairemos mais enriquecidos com as explanações. Neste momento que vivemos, onde a ética está sendo colocada embaixo do tapete, é muito bom ter este congresso. Parabenizo os organizadores pelo trabalho aqui realizado”, disse Dubeux.

 Os congressos tiveram mais de 400 trabalhos inscritos e o objetivo foi de alcançar novos patamares palpáveis no avanço da reflexão e encaminhamentos sobre o binômio Liberdades e Responsabilidades no âmbito da bioética, tendo como pontos de partida a discussão intelectual e acadêmica, a reflexão filosófica, a formação e a vivência profissional, a troca de experiências, a pesquisa, os avanços da humanização em todas as áreas a ela sensíveis e as práticas desse saber.

Compuseram a mesa de abertura: o presidente do Congresso, José Thadeu Pinheiro, o coordenador da comissão científica do Congresso, Saulo Ferreira, o presidente do Conselho de Odontologia, Alfredo Gaspar e Ana Célia Marinho da câmara técnica de fiscalização do Cofen. No auditório havia representantes do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além do Conselho Regional de Fonoaudiologia.

A apresentação cultural foi feita pelo grupo de maracatu Almirantes do forte.