Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe promove palestra sobre Morte Encefálica hoje (14/12)

AUD. AMPEO Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) em parceria com a Central de Transplante de Pernambuco promove hoje (14/12) o curso de Atualização em Morte Encefálica com o neurologista Luiz Antônio da Costa Sardinha. O médico é membro da Câmara Técnica de Morte Encefálica do CFM e participou da atualização dos critérios para a definição de morte encefálica divulgado na última terça-feira (12) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento acontecerá na sede da AMPE – Rua Oswaldo Cruz, 393 – Boa Vista – Recife/PE.

A Resolução nº 2.173/17 substitui a de nº 1.480/97 e atende o que determina a lei nº 9.434/97 e o decreto presidencial nº 9.175/17, que regulamentam o transplante de órgãos no Brasil. De acordo com a lei nº 9.434/97, a retirada de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano destinados a transplante ou tratamento deverá ser precedida de diagnóstico de morte encefálica, constatada por dois médicos não participantes das equipes de remoção e de transplante, mediante a utilização de critérios clínicos e tecnológicos definidos por resolução do CFM.

A Resolução CFM nº 2.173/17 estabelece que os procedimentos para a determinação da morte encefálica devem ser iniciados em todos os pacientes que apresentem coma não perceptivo, ausência de reatividade supraespinhal e apneia persistente. O neurologista ainda abordará os seguintes temas: diagnóstico neurológico da morte, o novo decreto e mudanças do diagnóstico de Morte Encefálica no Brasil.

Serviço:

Palestra: Diagnóstico de morte encefálica: atualização 2017

Horário: 19h às 21h.

Local: Associação Médica de Pernambuco – Rua Oswaldo Cruz, 393 – Boa Vista – Recife/PE