COTIDIANO | Fonte: Folha de Pernambuco

Samu Recife ganha 15 novas motos

Fonte: Folha de Pernambuco

O Samu do Recife ganha, nesta quinta-feira (4), 15 novas motocicletas para incrementar o serviço de resgate móvel na capital pernambucana. Os veículos vêm substituir as antigas seis motos que rodavam e ampliar o número de motolâncias no município em nove.

As motocicletas são um coringa no socorro médico, seja pela rapidez na chegada da equipe, que consegue escapar dos congestionamentos da cidade, seja pela maior agilidade para entrada em locais de difícil acesso. As novas motolâncias já devem ajudar no esquema ampliado do Samu para o Carnaval do Recife no próximo mês, quando todas devem ser levadas às ruas para a excepcionalidade do período de Momo.

“A moto é um recurso que chega mais rápido. Uma grande aposta. Elas e as ambulâncias são disparadas juntas quando há um chamado. São capacitadas para vários tipos de atendimento. Cada moto tem desfibrilador cardíaco, remédios e material para imobilização, caso necessário. Elas são responsáveis pelo primeiro atendimento dos pacientes em urgências”, explicou o gestor do Samu, Leonardo Gomes.

Segundo ele, diante das dificuldades do Ministério da Saúde em renovar e ampliar a frota de motolâncias, a Prefeitura custeou por si própria à locação dos novos 15 veículos. As antigas motocicletas, que têm cerca de dez anos de uso, ficarão guardadas para uso emergencial.

Leonardo ainda contou que, como a cidade só tem seis motos habilitadas pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura deverá iniciar a habilitação dos demais veículos para que haja custeio futuro do Governo Federal.

O serviço conta com 11 bases descentralizadas. Tem ainda 23 ambulâncias, sendo 19 Unidades de Suporte Básico e quatro Unidades de Suporte Avançado, e conta ainda com apoio de dois helicópteros. As aeronaves são parte de convênios firmados com a Polícia Rodoviária Federal e com o Grupamento Tático Aéreo/Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings