Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta falecimento da Dra. Newbe Victor

Com imenso pesar que o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamenta o falecimento da médica Newbe Victor, na madrugada desta sexta (02/02). Referência na anestesiologia do Estado, a médica foi homenageada em 2014 com a comenda São Lucas das entidades médicas de Pernambuco.

Dra. Newbe formou-se em 1958 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em Abril de 1959, recebeu uma bolsa de estudos em anestesiologia, do governo francês onde permaneceu até dezembro do mesmo ano, estagiando em cirurgia cardíaca, no Hospital Marie Lanelongue.

Ao voltar para o Brasil foi contratada para o Instituto de Cardiologia da UFPE, onde permaneceu por 3 anos. Lá fez parte da equipe que realizou pela primeira vez em todo Norte e Nordeste do Brasil, com êxito, uma cirurgia com circulação extracorpórea e posteriormente hipotermia profunda.

Em 1967, foi Professora Assistente, pela 3ª Clínica Cirúrgica da UFPE, serviço do Prof. Romero Marques. Voltou à França em abril de 1967, a convite do Prof. Jean P. Gauthier Lafay, para ajudar na organização do serviço de cirurgia pediátrica.

Em 1968, foi indicada para a chefia do Departamento de Anestesiologia do Hospital Universitário da UFPE (Hospital Pedro II) onde ficou durante 20 anos. Aposentou-se como Professora Adjunta da 3ª Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da UFPE em 1988, e nessa época exercia ainda o cargo de Chefe do Departamento de Anestesia do Hospital das Clínicas.

Com informações do Jornal da AMPE