Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza CAPs da Zona Norte

Seguindo o Manual de Vistoria e Fiscalização da Medicina no Brasil, atualizado pela Resolução nº 2.153/16, do CFM, o Cremepe realizou pela primeira vez a vistoria em unidades de saúde mental com a nova ferramenta. Dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foram escolhidos, o CAPs Esperança e o CAPs Espaço Azul, ambos localizados na Zona norte do Recife. As fiscalizações foram realizadas nesta quinta-feira (15/02).

O CAPs Espaço Azul funciona em uma casa alugada, 24 horas, de domingo a domingo. Conta com equipe multiprofissional e carro de transporte para os pacientes. Na unidade são realizadas atividades lúdicas e esportivas, também são realizadas oficinas. Os trabalhos corporais são voltados para expressão corporal, medicação e acolhimento. Ainda na unidade são realizados grupos que discutem direito e cidadania, assembleias, encontro de egressos e grupo de família. Já no final de semana, há atividades culturais externas.

No momento da vistoria haviam 171 pacientes registrados, mas nem todos dão seguimento ao tratamento, além disso o serviço conta com sete residências terapêuticas relacionadas. O médico atende, em média, por dia 10 pacientes e mantem permanente contato com o Hospital Ulisses Pernambucano para emergências.

Enquanto unidade de saúde há alguns déficits como falta de medicações, lavanderia e DML, bem como esterilização de materiais, se necessário são realizados na Barros Lima. Sobre os recursos humanos o serviço conta com três médicos, 10 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem, quatro psicólogas, não tem fisioterapeuta, cinco Terapeutas Ocupacionais, uma farmacêutica, não tem educador físico, quatro vigilantes, cinco auxiliares de serviços gerais e dois motoristas. O Caps também dá suporte a estudantes de medicina, terapia ocupacional e psicologia.